30/11/2013

ANA BACALHAU EM CONCERTO NO PORTO E EM LISBOA


Ana Bacalhau, vocalista dos Deolinda, vai dar três concertos a solo: na Sala 2 da Casa da Música, no Porto, no dia 12 de Dezembro, e no Jardim de Inverno do Teatro Municipal de São Luiz, em Lisboa, a 19 e 20 de Dezembro. No Porto, o concerto começa às 21.30h, em Lisboa às 19.00h. Os bilhetes custam 15 euros nas três noites.

Nestes espetáculos, intitulados 15, a cantora vai interpretar temas de artistas que a inspiraram ao longo dos últimos 15 anos. "Aos 15 anos, comecei a tocar guitarra e a cantar. Aos 30, fiz da música profissão. No espaço de 15 anos, fui encontrando canções e músicos que tiveram um impacto profundo em mim e que trago para este concerto, relembrando o percurso que trilhei, desde os tempos em que cantava sentada na cama, com a parede do quarto a fazer de público, até ao dia em que à minha frente estavam milhares de pessoas para me ouvir", revela Ana Bacalhau, em comunicado.

Nestas três datas, a artista vai dar voz a temas de Amália Rodrigues, José Afonso, Fausto, Elis Regina, Edith Piaf, Janis Joplin, Maria João, Mário Laginha, Odetta, Lotte Lenya, Pearl Jam, Harry Belafonte e Miriam Makeba.

Em palco, Ana Bacalhau será acompanhada por Mário Delgado na guitarra, Luís Figueiredo no piano, Zé Pedro Leitão (dos Deolinda) no baixo e contrabaixo e Marcos Cavaleiro na bateria.



www.facebook.com/AnaBacalhauOficial

VÁRIOS | "Fernando Pessoa - O Fado e a Alma Portuguesa"


Em 2013 passam 125 anos sobre o nascimento de Fernando Pessoa. Para celebrar essa data a Warner Music Portugal com o apoio da Casa Fernando Pessoa e Museu do Fado edita uma colectânea que sob o título “Fernando Pessoa – O Fado e a Alma Portuguesa” reúne um conjunto de poemas de Pessoa que ao longo dos anos foram gravados na voz de vários fadistas e alguns inéditos. O alinhamento do disco inclui um total de 20 temas interpretados pelas gerações que se afirmaram no fado a partir da década de 1990.

Inicialmente a escolha incidiu sobre temas já editados e conhecidos do grande público de artistas como Camané, Mariza ou Ana Moura porém atendendo à dimensão da obra, os editores decidiram fazer mais do que uma simples recolha de repertório existente, e lançaram o desafio a vários artistas com reconhecido mérito destas novas gerações a gravarem novos temas exclusivos, desafio este que foi aceite com elevado entusiasmo. 

Os artistas que integram temas inéditos nesta obra são: Ana Laíns, Débora Rodrigues, Mafalda Arnauth, Ana Sofia Varela, Carminho e Ricardo Ribeiro, os três últimos com composição e produção de Diogo Clemente.

“Fernando Pessoa – O Fado e a Alma Portuguesa foi editado numa versão deluxe de CD+livro com 80 páginas em português e inglês com textos que contextualizam a poesia de Fernando Pessoa, os poemas cantados nas versões originais ou adaptadas com traduções para inglês assinadas por Richard Zenith (vencedor do prémio Pessoa 2012) e Alexis Levitin (vencedor do National Endowment for the Arts Translation Fellowship e do Fulbright Senior Lecturer Award), e, ainda, informação detalhada sobre cada um dos temas incluídos no alinhamento.

Alinhamento:

01. Mariza - Há Uma Música do Povo

02. Carminho - Houve Um Ritmo No Meu Sono (inédito)

03. Camané - Quadras

04. Ricardo Ribeiro - Olha-me Rindo Uma Criança (inédito)

05. Débora Rodrigues - A Tua Voz Fala Amorosa (inédito)

06. Rodrigo Costa Félix - Prece

07. Mafalda Arnauth - Cai chuva do céu cinzento (inédito)

08. Mísia - Dança de Mágoas

09. Pedro Moutinho - Contemplo O Que Não Vejo

10. Ana Laíns - Não Sei Quantas Almas Tenho (inédito)

11. Ana Sofia Varela - Montes e a Paz Que Há Neles (inédito)

12. Patrícia Rodrigues - Cantigas de Portugueses

13. Kátia Guerreiro - Avé Maria

14. Joana Amendoeira - Sopra o vento

15. Helder Moutinho - Mar Português

16. Cristina Branco - Mágoa

17. António Zambujo - Ó Sino Da Minha Aldeia

18. Paulo Bragança - Na Ribeira Deste Rio

19. Maria Ana Bobone - Leve, Breve, Suave

20. Ana Moura feat. Patxi Andión - Vaga, No Azul Amplo Solta

MÍSIA | "Delikatessen Café Concerto"


"Delikatessen Café Concerto", é o mais recente trabalho de Mísia, acabado de lançar em Outubro, onde a artista partilha a sua música com nomes afamados como Iggy Pop, The Legendary Tiger Man, Melech Mechaya ou Dead Combo.

06 de Dezembro - Fnac Chiado, Lisboa (18.30h)

www.pt.misia-online.com

PEDRO MOUTUNHO | Casino de Lisboa

29/11/2013

VÍDEOCLIP | "Neve" - NBC


"Neve", é este o mais recente vídeoclip para o EP "EPidemia" de NBC. O vídeo tem a assinatura de Sérgio Santos.

"O tema Neve tem, como mote, um denominador comum a todos os escritores. Que passam por momentos de fusão entre a lucidez e a loucura. Entre o pragmatismo e o filosófico. A coragem que é preciso ter para se ser diferente e essa diferença ser reconhecida como competência no mundo pragmático.

Este tema foi escrito após a participação no filme Desassossego, de João Botelho do livro com o mesmo nome, uma obra de Fernando Pessoa, que é assinado por um dos seus Semi – heterónimos, Bernardo Soares. Livro onde a loucura e a lucidez dos dias normais andam de mãos dadas, fazendo do escritor nada mais que prisioneiro de si mesmo, em busca do seu caminho."



www.facebook.com/NBCoficial

NOBODY´S BIZNESS | "Donkey"


Os Nobody's Bizness completam agora 10 anos na estrada. O nome escolhido para o segundo álbum de estúdio, "Donkey", nasce também da vontade da banda de ajudar a Burricadas - Associação para a Preservação do Burro, uma associação que recolhe e protege burros maltratados e é um disco composto quase exclusivamente por originais.

Para suportar os custos de produção deste disco - uma edição de autor, como o seu primeiro trabalho de estúdio -, os Nobody’s Bizness promoveram promover uma campanha de angariação de fundos.

Foi da vontade de recriar esses blues, os de raiz, que os lisboetas Nobody's Bizness surgem em 2003, para resgatar ao pó dos tempos e às estrias de velhos 78 rpm, lendas dos blues como Robert Johnson, Tampa Red, Ida Cox, Alberta Hunter, Bessie Smith, Willie Dixon, Skip James ou Muddy Waters com os seus arranjos pessoais.

Em 2010, é editado o primeiro álbum de estúdio (It’s Everybody’s Bizness Now) em que, para além das versões, a banda apresenta, pela primeira vez, temas da sua autoria marcando assim o início de uma nova sonoridade e de uma nova vontade.

"Donkey" (Edição de Autor) tem edição prevista para o dia 27 de Janeiro de 2014!



www.facebook.com/NobodysBiznessMusic

VÍDEOCLIP | "Maneiras Más"- Capitão Fausto


"Maneiras Más", é este o single/vídeoclip de avanço do novo álbum dos Capitão Fausto, "Pesar o Sol", que tem edição assegurada no início de 2014.

O vídeo foi filmado em Évora na Herdade da Pimenta, na praia do Guincho e na quinta de Santo Amaro, em Cadima. A realização é de Ricardo Oliveira.



www.facebook.com/capitaofausto

THE WATCHOUT SPROUTS + HORSE HEAD CUTTERS | Leiria

LEMM PROJECT | Tour Fnac

28/11/2013

VÍDEOCLIP | "Ainda Não Sei" - Guta Naki


"Ainda Não Sei", é este o single/vídeoclip de avanço do segundo álbum dos Guta Naki a editar no final de Janeiro de 2014. O vídeo tem realização de Joana Areal. 



www.facebook.com/gutanaki

ANTÓNIO ZAMBUJO LIDERA O TOP NACIONAL COM O ÁLBUM "22:38"


António Zambujo é o novo líder do top nacional: na semana do seu lançamento, "Lisboa 22:38" entrou, directamente, para o nº 1 da tabela portuguesa.

O novo álbum é o resultado de uma noite inesquecível, vivida em Dezembro de 2012, na estreia de António Zambujo numa das mais emblemáticas salas nacionais – o Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Celebrava-se, então, a caminhada triunfal de «Quinto», o seu mais recente registo de originais. Um ano depois, no entanto, esse percurso ainda não parou de crescer: "Quinto" já é Disco de Platina e mantém-se no Top 10 da contagem nacional, na 8ª posição.

«Como sábio e bom alentejano que é, António Zambujo não confunde o melodioso com o meloso. Ele não alambica paixões nem simplifica sentimentos – antes varia caminhos e multiplica triangulações, promovendo encontros improváveis: o fado com a MPB e com a morna; o cavaquinho de Jon Luz com a guitarra portuguesa de Bernardo Couto e o clarinete de José Miguel Conde; compositores como Maria do Rosário Pedreira e João Monge ao lado de Pedro da Silva Martins ou Miguel Araújo, mestres no cruzamento de amor e humor, através dos quais o fado se transfigura em pequenos contos do quotidiano», descreve João Miguel Tavares, no texto que acompanha "Lisboa 22:38".

Em 2012, António Zambujo transformou o Coliseu dos Recreios na sua própria sala, convidando os amigos a juntar-se a uma grande festa, que, agora, pode ser, para sempre, recordada. Ou, nas palavras de João Miguel Tavares, «a partir de agora e deste disco, a sala é a de cada um». E a festa é de todos!

"Lisboa 22:38" está disponível em dois formatos – CD e CD+DVD –, com edição da Universal Music Portugal.

www.facebook.com/pages/Ant%C3%B3nio-Zambujo/327959409967

LUÍS REPRESAS | "Tomara"


Chama-se "Tomara" e é a nova canção de Luís Represas, aquela que serve como apresentação do novo disco "Cores" previsto editar em Fevereiro de 2014. Este será o primeiro disco de estúdio a solo desde "Olhos nos Olhos" de 2008. 

Durante estes cinco anos, Luís Represas editou ainda um CD+DVD ao vivo e um disco de parceria com João Gil, celebração de 35 anos de carreira de ambos, desde que se estrearam juntos nos Trovante.

"As cores esperam umas pelas outras. Depois marcam-lhes encontros mais ou menos óbvios, abraçam-nas umas às outras, dispõem-nas em espaços mais ou menos amplos, dedicam uma a uma mais ou menos protagonismo, até que explodem numa profusão que comove os sentidos. 

Desperta em cada um deles referências mais ou menos claras, às vezes escondidas, só a entender mais tarde. As cores são muito mais quando se combinam, são tudo quando se entendem, num capricho que nos deleita e nos desafia a explicar o que não se explica.

As notas são como as cores. Só aparentemente solitárias", escreveu Luís Represas a propósito do nome do seu novo disco.

"Tomara" estreia hoje nas rádios nacionais, dia em que ficará também disponível para compra e em streaming em todas as plataformas digitais. O novo disco de Luís Represas terá edição pela Universal Music Portugal.

www.facebook.com/luisrepresas

ALA DOS NAMORADOS | Lisboa

27/11/2013

VÍDEOCLIP | "Bom Dia" - Dealema


"Bom Dia" é este o primeiro avanço do álbum "Alvorada da Alma" dos Dealema. O clipe  foca-se no quotidiano dos membros do grupo, tal como a lírica da música.

O vídeo foi filmado ao nascer do dia por analogia ao nome do álbum e ao próprio título da canção. A captação de imagem pretende contrariar a ideia feita de que nos vídeos de hip-hop alguém tem de forçosamente cantar a olhar para a câmara. 

"Alvorada da Alma" tem edição agendada para o dia 16 de Dezembro.



www.facebook.com/dealema

MIGUEL ARAÚJO EM ESTÚDIO


Miguel Araújo entrou em estúdio para começar a gravar o segundo álbum de originais, que deverá chegar às lojas na primavera do próximo ano. O registo sucederá a "Cinco Dias e Meio", álbum de estreia a solo do músico d'Os Azeitonas.

Segundo comunicado oficial da editora, o primeiro single do segundo álbum que agora começa a ser gravado, deverá ser conhecido nas primeiras semanas de 2014. Recorde-se que o primeiro disco de Miguel Araújo ficou marcado pelo sucesso de temas como "Os Maridos das Outras" ou "Fizz Limão".

www.facebook.com/miguelaraujojorge

RUI REININHO | Santo Tirso

SLIMMY | Vila Real

26/11/2013

VÍDEOCLIP | "Os Lírios do Campo" - Manuel Fúria


"Os Lírios do Campo" é, simultaneamente, a última faixa do alinhamento de "Manuel Fúria Contempla Os Lírios do Campo" e a canção que dá nome ao álbum editado em Fevereiro deste ano.

Antes deste terceiro fôlego foram promovidas as cantigas-single "Que Haja Festa Não Sei Onde" e "Canção Para Casar Contigo".

Sobre "Os Lírios do Campo" João Bonifácio escreveu assim no suplemento Ípsilon: "os acordes fundos à guitarra acústica com que Os Lírios do Campo abre são cercados pelos coros e pelo oboé, um não-cínico sente-se abalroado pela imensidão da canção, de todo o álbum".

O vídeo foi realizado por Alexandre Azinheira, protagonizado por Vítor Correia ("A Estrada de Palha") e rodado entre Porto da Balsa e o Piodão, Serra do Açor a dentro.



www.facebook.com/omanuelfuria

O MARTIM | Torres Novas


Dia 07 de dezembro, sábado, vá ao Café Concerto do Teatro Virgínia, em Torres Novas, para mais uma noite memorável, desta vez ao som de O Martim! A partir das 23.30h este músico vai apresentar entre outros, os singles “Em banho-maria” e “De 5 em 7 Dias”, lançados este ano.

"O Martim" nasce como confessionário-pop de Martim Torres, um jovem (contra)baixista com cartas dadas em paragens como as de B Fachada, Homens da Luta, "Maria Amélia" e “5 Para a Meia Noite”.

Munido com um computador portátil, uma caixa de ritmos, vários instrumentos e voz malandra, grava no seu estúdio caseiro as canções que aqui e ali vai escrevendo.

A realidade que "O Martim" toca e canta situa-se num eixo marginal entre Belém e a discoteca Lux de Santa Apolónia, fazendo escala no Cais do Sodré durante largas horas.

Canta-se a rua, o quarto, a casa de banho, o clube, a casa de banho do clube...Canta-se um lugar mas também um tempo, uma personagem, um Martim que se propõe a ser muitos ao mesmo tempo.

http://omartim.bandcamp.com/album/em-banho-maria

MIGUEL ÂNGELO | "O Teu Natal"


O Teu Natal” é a canção inédita que Miguel Angelo escreveu para o Natal de 2013. E para muitos outros que se lhe seguirão.

Não estranhe se vislumbrar pelas estradas da capital e arredores uns táxis decorados com a capa de “O Teu Natal”. É uma campanha de proximidade desenvolvida para dar a conhecer ao público, em movimento e até ao dia de Natal, o novo single do artista. Mais, a viagem proporcionará a cada cliente a audição da nova canção, dentro do táxi cenografado.

Depois de ter ficado disponível nas plataformas digitais em finais de Outubro, o single físico de “O Teu Natal” estará à venda a partir de amanhã, apenas em vinil e numa edição limitada, que inclui código para download digital das versões vocal e instrumental do tema. A edição é da Rastilho.

“O apoio que a rádio tem dado ao tema é incrível, tal como se já há muito que esperassem uma canção de Natal, festiva, em português. Tenho desenvolvido também com as rádios locais uma relação muito directa na divulgação do tema. Para já, nesta altura da minha carreira, é este single, mas a relação com o Natal não irá ficar por aqui…”, afirma o cantor.

Miguel Angelo apresenta ainda a 2 de Dezembro, um Canal de Natal no Music Box, que inclui 5 playlists para a banda sonora da Quadra. Nelas figuram música Portuguesa, Internacional, alternativa e até, numa curiosa playlist anti-Natal, música para os detractores da época.

www.facebook.com/pages/Miguel-Angelo/222374599710

25/11/2013

CAVALHEIRO | Discurso Direto


Cavalheiro (ou Tiago Ferreira) edita hoje o seu novo EP, “Trégua”. É o quinto disco do músico, ao ritmo de um por ano desde 2009. O trabalho foi composto em casa num curto espaço de tempo e gravado em Junho por João Moreira, também responsável pela produção e mistura.  A edição está a cargo da PAD, editora/coletivo de artistas independente, criada em 2010 e que desde então tem editado algumas das mais interessantes bandas portuguesas. O Portugal Rebelde esteve recentemente à conversa com Tiago Ferreira, que em "Discurso Direto" e sem nunca nos dar "trégua" apresenta o seu mais recente trabalho.

Portugal Rebelde - ”Trégua” é o teu quinto disco, ao ritmo de um por ano desde 2009. A que se fica a dever esta “inspiração” para compores de forma tão intensa?

Cavalheiro - Francamente, não sei. Há que lembrar que destas 5 edições, 4 são EP’s, estamos a falar de 25 temas no total o que não será assim tão intenso, até porque componho por fruição. Há uma altura em que sinto um impulso qualquer para escrever canções e assim o faço. Para este EP escrevi 13, que resultaram nestas 5.

PR - De que é quem falam estes 5 temas, que compõem o EP “Trégua”

Cavalheiro - Falam da minha vida essencialmente. Falam da pacificação que tento fazer comigo mesmo, de aceitar uma série de coisas que não me agradam particularmente mas com as quais tenho de viver. Estar em conflito é importante durante alguns anos, mas pode tornar-se destrutivo e estes temas falam da trégua que me autoimpus.

PR - Para quem gosta de discos com sentimentos à flor da pele tem neste disco um bom amigo?

Cavalheiro - Mais do que sentimentos à flor da pele é um disco muito honesto e direto. Não sou muito hábil a disfarçar as coisas e a encontrar metáforas ou alegorias, por isso expresso-me sempre pelo caminho mais curto. Isso por vezes pode ser confundido com um exacerbamento de emoções, mas na verdade parece-me um conjunto de canções bastante calmas. 

PR - Numa frase como caracterizarias este “Trégua”?

Cavalheiro - Sossego.

PR - ”Talvez”, foi a canção escolhida para apresentar este “Trégua”. Este tema é a melhor porta de entrada para descobrir este EP?

Cavalheiro - É provavelmente o mais fácil de apreender, e como os meus trabalhos tendem a ser um pouco indigestos, optei pelo tema mais agradável.

SÉRGIO GODINHO | "Caríssimas Canções"


Não só têm sido surpreendente, como muito bem aceite esta experiência de Sérgio Godinho em recriar a obra de personalidades tão marcantes na história da música popular, como são o caso de Bob Dylan, Serge Gainsbourg, Jim Morrison, Caetano Veloso, Ray Davies, Chico Buarque, Rolling Stones, Beatles, Violeta Parra ou de Zeca Afonso.

O espectáculo baseado no seu livro de crónicas “Caríssimas 40 Canções – Sérgio Godinho & As Canções dos Outros” é uma evocação dinâmica de alguns dos temas, intérpretes, autores e compositores que marcaram o percurso artístico de Sérgio Godinho.

Numa edição Universal Music Portugal, "Caríssimas Canções" chegou hoje às lojas em formato em CD e DVD, o qual incluirá o registo da sala de ensaios e depoimentos dos intervenientes: Nuno Rafael, Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo, os cúmplices de Sérgio Godinho em palco.


ERMO | "Vem Por Aqui"


Numa edição Optimus Discos, chega hoje ao mercado nacional "Vem Por Aqui", o disco de estreia do duo barcarense Ermo.

Ermo é um duo formado em 2011 por António Costa e Bernardo Barbosa que, apesar da acentuada juventude dos seus membros, ostenta uma originalidade bem vincada, tanto mais surpreendente quanto rara nestes tempos hegemónicos em que a formatação e as imitações ditam as regras.

Os caminhos maioritariamente electrónicos que trilham são contaminados por um espírito pop de desolação que se associa a uma ideia de portugalidade que não passa apenas, bem pelo contrário, pela utilização da língua portuguesa: o recurso a sons e ambientes, a estados de espírito, que são património do nosso inconsciente colectivo e que imediatamente reconhecemos como nossos, mesmo que os não consigamos identificar ou isolar.

A música dos Ermo é exemplar na forma como uma electrónica minimalista e despojada consegue criar a suficiência sonora para uma voz projectada que deve muito ao canto popular ibérico e que ora grita ora tece malabarismos melódicos dificilmente esquecíveis – com “Correspondência”, o tema escolhido para single, a ser paradigmático desta capacidade em construir impérios melódicos a partir de quase nada.

São cantos da terra, não no sentido de música rural ou tradicional, mas no da sua acepção mística em que, a par do fogo, da água e do ar, ela surge como elemento primordial, encerrando em si grande parte dos mistérios da existência. 

E se é um mistério a individualização e sobrevivência de Portugal enquanto nação secular, contra todas as evidências e as lógicas mais sensatas, não deixa também de o ser a competência e a imaginação necessárias para a concepção de um bom disco – como este “Vem Por Aqui”!

www.facebook.com/ermo.braga

VÁRIOS | "Voz e Guitarra 2"


Dezasseis anos depois do lançamento do primeiro “Voz e Guitarra”, é editado hoje, 25 de Novembro de 2013, o segundo volume deste grande projecto cuja Direcção Artística está a cargo de Manuel Paulo Felgueiras e António Miguel Guimarães.

20 Artistas para 34 canções à Voz e Guitarra! 80 páginas com desenhos e ilustrações originais dos Artistas e canções feitas por António Jorge Gonçalves na edição especial Fnac!

Ana Deus, Ana Bacalhau, Antonio Zambujo, Carlos Nobre, Dead Combo, Gaiteiros de Lisboa, João Pedro Pais, JPSimões, Júlio Pereira, Luísa Sobral, Mafalda Veiga, Márcia, Maria João, Marisa Liz, Nancy Vieira, Nuno Prata, Patricias SA, Rui Reininho, Samuel Úria, Sara Tavares e Tim. Todos eles cantaram e fizeram originais e versões especiais para este álbum duplo.

www.facebook.com/vozeguitarra2

MÚSICA NO SANTIAGO ALQUIMISTA | Agenda

24/11/2013

VITORINO E A ADEGA MAYOR LANÇAM VINHO


Porque vinho e a música formam uma combinação perfeita, a Adega Mayor e Vitorino surpreendem com a apresentação deste vinho num projeto tão diferenciador e com fortes ligações ao Alentejo.

O vinho Vitorino Salomé constitui uma harmonia perfeita de notas vínicas e musicais que só o Alentejo é capaz de compor, numa justa homenagem cultura e tradições desta região .

Esta produção apresenta-se ao público através de uma edição especial limitada de um pack de duas garrafas do vinho Vitorino Salomé, a que se junta um CD exclusivo com seis canções de Vitorino, entre as quais se encontra as “Saias de Monte Mayor”, inédito composto para este projecto.

“A associação à música enquadra-se com o posicionamento da Adega Mayor de associação às artes e à cultura e com o envolvimento em áreas que ultrapassam o universo vitivinícola. Pretendemos sempre valorizar e enaltecer uma vez mais o que Portugal tem de melhor.”, sublinha Rita Nabeiro, Administradora da Adega Mayor.

“A música e o vinho têm caminhado, sempre lado a lado, ao longo de toda a minha vida. Sou cantor e compositor, na música, e produtor e bebedor, no vinho. O Alentejo fica mais rico com estas parcerias. É com grande satisfação que pude desenvolver este projecto coma Adega Mayor que, desde início demonstrou uma sensibilidade inigualável. ”, afirma Vitorino Salomé.

Elaborado a partir das castas Trincadeira, Aragonez e Alicante Bouschet, apresenta um perfil envolvente, com taninos maduros e sedosos que se conjugam numa estrutura repleta de frutos vermelhos, associados a ligeiras notas de balsâmico e tosta. Está disponível em restaurantes selecionados, na loja online da Adega Mayor.

BANDA DO CASACO | 40 Anos de Som


Nuno Galopim e Nuno Rodrigues, editor e fundaor da Banda do Casaco, apresentam na Fnac, a discografia integral desta banda. Serão comentados os 7 álbuns, remasterizados em 2013 por José Fortes, as gravações dos concertos em 1975, 1977 e 1984 e as gravações, nunca editadas em CD, dos projectos Música Novarum, Daphne e Family Fair. Um momento oportuno  para poder revisitar este fantástico legado da música portuguesa.

26 de Novembro - Fnac Chiado, Lisboa (18.30h)

RITA DIAS & OS MALABARISTAS | "Com os Pés na Terra"


Rita Dias vive em Lisboa, nasceu em Coimbra, já morou no Brasil. Canta desde que pode e sempre que possa. Escreve por princípio e por impulso.

Eu sou portuguesa aqui, ali,

No meio e à beira de tudo,

De todos os morros

Das sete colinas sem par.

Eu sou portuguesa ao sol,

Na tez dos homens que são,

Que na sombra crescem

Que na luz se vão.

Eu sou portuguesa e canto e escrevo

E sinto com os pés na terra

E penso com o coração.

Eu sou portuguesa assim!


A cantora fala do país, das cidades, das aldeias, das pessoas, do fado, das ideias e das memórias. Mistura Brasil e Portugal, usa e abusa da língua portuguesa, não tem rótulo. Ri e chora, clama e declama. Canta.

Apresenta música original, cantada em português, e juntou-se a quatro músicos a quem dá o nome de Os Malabaristas. Chamou três convidados especiais: Paulo de Carvalho, Celina da Piedade e Tiago Curado de Almeida (projeto "Pensão Flor").

O disco de estreia da cantora e compositora Rita Dias é composto por 10 temas originais e por 3 versões, incluindo canções de Chico Buarque, António Zambujo e Fernando Tordo. "Com os Pés na Terra", chega amanhã às lojas.

Alinhamento:

01. Choraminguice 

02. Fado-Nação 

03. Enjoada de Amor 

04. Gente Humilde/Os Meninos de Huambo 

05. Manifesto 

06. Príncipe Real 

07. Marcha Blues 

08. Maria das Dores 

09. Pontapés na Gramatica

10. Restavek 

11. Simplesmente Maria 

12. Os Cantores da Minha Terra 

13. A gente dura



www.facebook.com/ritadiasoficial

JOSÉ JORGE LETRIA | "Um Menino Chamado Zeca"


Da autoria de José Jorge Letria e ilustrações de Miguel Vieira, chegou muito recentemente às livrarias, a história de "Um Menino Chamado Zeca".

Neste livro, José Jorge Letria, um dos companheiros do cantor de José Afonso, conta aos mais novos como foi a vida do homem que escreveu e cantou "Grândola, Vila Morena".

Juntamente com outros, José Jorge Letria cantou esta canção com Zeca, pela primeira vez, em Santiago de Compostela. "Grândola, Vila Morena", que viria a ser uma das senhas musicais da Revolução, foi também cantada pelo autor e por Zeca Afonso em 29 de Março de 1974, no coliseu dos Recreios.

Ouvir José Afonso, Zeca, é a melhor homenagem que lhe podemos prestar, hoje e sempre. Um Menino Chamado Zeca é uma história poética sobre um grande músico-poeta, que pode ser lida por crianças e adultos, se possível com as suas canções em fundo.

A importância da obra de Zeca Afonso vai muito além da intervenção política. As canções que escreveu são uma parcela importante da cultura portuguesa do século XX. Tudo isso é dito neste livro, com as palavras do afeto e da poesia partilhada. Porque Zeca continua a cantar para todos nós, como só ele sabe.

23/11/2013

LINDA MARTINI APRESENTAM DOCUMENTÁRIO SOBRE O ÁLBUM "TURBO LENTO"


Os Linda Martini acabam de divulgar um documentário sobre a gravação do álbum, "Turbo Lento". O novo álbum estreou-se no segundo lugar do pódio do top de vendas nacional e ganha agora um documentário sobre a sua gravação.

A crítica nacional não poupou elogios ao novo álbum dos Linda Martini, que comemoram este ano 10 Anos de Carreira.



www.facebook.com/lindamartinirock

EDUARDO RAON | "On The Drive For Impulsive Actions"


A editora Shhpuma, com o apoio da Clean Feed e do Maria Matos Teatro Municipal, tem o prazer de apresentar o novo disco de Eduardo Raon, "On The Drive For Impulsive Actions".

Raon relaciona o comportamento aparentemente impulsivo dos insectos com a própria irracionalidade humana e a tendência desta para ser viral...Uma preciosidade, portanto, absolutamente a não perder.

"Se é o vosso primeiro contacto com a sua música, preparem-se para uma surpresa: a referência clássica faz-se sentir, o que não podia deixar de ser, mas as técnicas extensivas aplicadas, o processamento electrónico em tempo real dos seus sons e a adopção das metodologias da improvisação levam a harpa para outros e muito diferentes caminhos."

www.facebook.com/eduardo.raon

RAMP | "XXV 1988-2013"


Agenda:

28 de Novembro - São Mamede CAE, Guimarães (22h30)

29 de Novembro - Edy Music Club, Alverca (22h30)

30 de Novembro - RCA Club, Lisboa (22h00)

www.facebook.com/rampoficial

DAPUNKSPORTIF | Figueira da Foz

22/11/2013

VÍDEOCLIP | "O Velho" - Coelho Radioactivo


"O Velho", é este o mais recente vídeoclip para o álbum "Estendal" (Murmürio Records, 2013) do Coelho Radioactivo. O tema faz parte do CD "Novos Talentos Fnac 2013".

O disco continua disponível para encomenda através do mail: murmurio.records@gmail.com.



www.facebook.com/radioactivo.coelho

LOTUS FEVER LANÇAM CAMPANHA DE CROWDFUNDING


Depois do sucesso do seu EP de 2012, “Leave The Lights Out”, os Lotus Fever pretendem continuar a editar material novo e, para isso, pedem ajuda aos seus fãs. 

Lançaram uma campanha de crowdfunding (http://ppl.com.pt/pt/prj/lotus-fever) onde qualquer pessoa poderá contribuir com qualquer montante, a partir de um euro, e receber contrapartidas em função desse valor. Desta forma, a banda lisboeta angaria verbas para a produção do seu primeiro álbum.

Ramón Galarza (Xutos & Pontapés, Jorge Palma, Rui Veloso) é de novo o escolhido para a produção do trabalho da banda de Rock Progressivo, sendo estes agenciados pel’ “A Firma”, que conta no roster com artistas como Moonspell, Nu Soul Family e Salto.

Para acompanharem a campanha, basta estarem atentos à página do projecto na plataforma PPL (http://ppl.com.pt/pt/prj/lotus-fever) e à página do Facebook (https://facebook.com/LotusFever).

THE JILLS A TODA A VELOCIDADE NO MERCEDES

UHF | "A Minha Geração"

21/11/2013

VÍDEOCLIP | "Monge Mau" - Homem Elefante


O primeiro videoclip que realizou na vida foi para Riding Pânico, ainda estudava cinema em NY, como tal cheio de inocência e timidez. Agora, alguns (bastantes) anos mais tarde, Bruno Ferreira e Riding Pânico voltam-se a encontrar.

"Monge Mau" é o segundo single Retirado do segundo disco dos Riding Pânico, "Homem Elefante". Trata se de uma música intensa e Frenética, parecendo um comboio a alta velocidade prestes a descarrilar onde quase não há tempo para respirar. Encham o peito de ar que a viagem está prestes a começar e tão cedo não vai parar.



www.facebook.com/ridingpanicorock

ARMADA | "Clássico"


“Clássico” é o título da estreia discográfica da banda de rock n’roll Armada. O álbum de cinco canções (para as quais foram filmados cinco telediscos) é uma fotografia do que a Armada foi desde o seu início em 2009 até ao mês de agosto de 2013. É o resultado de uma série de mutações desde a banda punk sem aspirações de grandeza, até à banda rock n’roll que não quer parar de crescer.

A formação que gravou este “Clássico” a ser editado dia 25 de Novembro não é a formação de origem, nem a actual, tornando este álbum num registo do caminho que a banda fez até à formação de hoje. O porvir descobrir-se-á em 2014 com a edição do disco de longa duração.

As gravações foram feitas na casa da Madragoa e no estúdio Fisga por Hugo Valverde, Tiago Martins e Pedro Da Rosa, excepto a canção “Sinceramente” que foi gravada pelo Nelson de Carvalho nos estúdios da Valentim de Carvalho. Mistura e masterização por Tiago Martins no estúdio Fisga. Produzido por Pedro da Rosa.

www.facebook.com/armadadelisboa

BASOREXIA ARMY | "EP 001"


Os Basorexia Army, projeto constituído por Hugo Grave e Afonso Martins, acabam de lançar o seu EP de estreia onde apresentam 4 canções de pendor eletrónico a piscar o olho para sonoridades rock e pop.

O EP foi gravado e misturado entre Aveiro e Águeda e masterizado no Brasil por Leonardo Nakabayashi, profissional que já trabalhou com nomes como DJ Tudo ou Zeca Baleiro, entre outros.

www.facebook.com/basorexiaarmy

GUILANDE | “Gate of Hell”


Após o recente lançamento do seu primeiro single “Simple Love”, Guilande celebram o seu 1º concerto com o lançamento-surpresa do segundo tema do seu EP de estreia para download gratuito.

Intitulado “Gate of Hell”, este é outro grande exemplo da mistura do som clássico “old school” Rock´n´roll com o trunfo da notável voz de Orlanda Guilande com apoio dos talentosos guitarristas João Oliveira e Carlos Pereira e com João Martins na bateria.

 Guilande têm o seu 1º concerto agendado no Artkafé, em Setúbal, dia 23 Novembro às 23.30h.

www.facebook.com/guilandeband

BIRDS ARE INDIE | Agenda


Agenda:

21 de Novembro - CineTeatro Alba (OuTonalidades), Albergaria-a-Velha (22.00h)

23 de Novembro  - La Marmita,Vila Nova de Gaia (21.30h)

30 de Novembro - Café Concerto Teatro Virgínia,  Torres Novas (23.30h)

https://birdsareindie.bandcamp.com

CARTAZ | Concerto

20/11/2013

XUNGARIA NO CÉU EM CONCERTO


A Xungaria no Céu estreou-se ao vivo no Porto, no Coreto da Cordoaria, em Setembro passado. O dia foi tão especial que conquistou o direito de se tornar teledisco de "Por Te Amar Não Me Contive".

Nesta canção, o Martim lembra-nos que o amor por vezes põe-nos às voltas com a legalidade, mas que não precisamos de ser "a Bonnie o e Clyde nem o Duo Dinamite" para nos casarmos no "mosh pit".

Embalada neste lema de "trabalho duro e ar livre", a Xungaria no Céu prepara-se para tomar o palco do Mexefest no próximo dia 29 de Novembro, bem como logo a seguir o palco do Barreiro Rocks, no dia 30. Contem com Samuel Úria, Alex D'Alva Teixeira, o Martim, o Tiago, Manuel Fúria, Nick Nicotine, Jorge Cruz, João Coração, e outros cúmplices para colocar a festa na cabeça dos presentes.

"Por te amar não me contive” faz parte do álbum “Xungaria no Céu” que está disponível para download gratuito em www.optimusdiscos.pt.

MINTA & TAPE JUNK | Lisboa


A partir do próximo domingo, dia 24 de Novembro, há "Domingos em Casa". Uma vez por mês, a Casa Independente, um dos espaços lisboetas mais originais - e um dos responsáveis por dar vida nova ao Intendente - resolve abrir as portas à hora do lanche de domingo para oferecer programas inesperados que podem ir dos concertos, ao teatro, à performance, entre outros.

O primeiro "Domingos em Casa" acontece já no próximo dia 24 e propõe um final de tarde único com o concerto que marca o regresso a Lisboa da cantora e compositora argentina Juana Molina, uma das visionárias e aclamadas artistas da folktronica mundial, e o encontro único e imprevisível de dois dos mais estimulantes cantautores portugueses: Minta & Tape Junk.

Minta é Francisca Cortesão. Tape Junk**é João Correia. Os dois costumam apresentar-se ao vivo com as suas bandas. Desta vez, decidiram juntar-se para um novo formato que despe as canções de ambos e as partilha com a naturalidade de quem já se conhece há muito tempo.

A génese desta cumplicidade nasceu de um outro projecto. They're Heading West levou-os com a Mariana Ricardo (também de Minta & The Brook Trout) e Sérgio Nascimento (Deolinda, Sérgio Godinho e mais uns quantos) ao oeste americano. A inspiração para "Olympia" e "The Good & The Mean" tem esse denominador comum: uma viagem e uma profunda admiração mútua.

O palco é deles. As músicas são deles. Não há uma grande banda mas há duas pessoas que se conhecem tão bem ao ponto de trocarem coros e acordes de guitarra. Não é Minta nem Tape Junk. É outra coisa. Coisa boa, acreditem.

Os concertos começam às 18.00h e as entradas têm o valor de 7€!



www.facebook.com/CasaIndependente

VÍDEOCLIP | “Be My World” - You Can’t Win, Charlie Brown


Depois do impacto de “Chromatic”, o disco de estreia em 2011, e da recriação ao vivo dos Velvet Underground, em 2012,os You Can’t Win, Charlie Brown estão de regresso com “Be My World”, primeiro avanço para o álbum “Diffraction / Refraction”.

A antecipar as múltiplas atmosferas do LP, os 4 minutos e 28 segundos do vídeo de “Be My World” foram concebidos, desenhados e realizados pelo baterista da banda, Tomás Sousa.

O sexteto YCWCB completa-se com Afonso Cabral (voz, piano e guitarras), Salvador Menezes (voz, guitarra acústica e baixo), David Santos (voz, teclados, metalofones), Luís Costa (guitarra eléctrica) e João Gil (guitarra acústica e teclados).



www.facebook.com/Youcantwincharliebrown

NOME COMUM | Agenda


Agenda:

22 de Novembro -  Fnac Colombo, Lisboa (22.00h)

23 de Novembro -  Fnac Alfragide (18.00h)

23 de Novembro -  Fnac Fórum Almada (22.00h)

24 de Novembro - Fnac Vasco da Gama, Lisboa (18.30h)

28 de Novembro - Salão Brazil, Coimbra (22.30h)

29 de Novembro - Fnac Santa Catarina, Porto (18.00h)

29 de Novembro - Fnac MarShopping, Matosinhos (22.00h)

30 de Novembro - Fnac Palácio do Gelo, Viseu (18.30h)

01 de Dezembro - Fnac CascaisShopping (17.00h)

08 de Dezembro - Fnac GaiaShopping, Vila Nova de Gaia (17.00h)

08 de Dezembro -  Fnac NorteShopping, Matosinhos (22.00h)

www.facebook.com/nomecomum

VOLCANO SKIN | Chapitô

SLIMMY | Braga

JOSÉ VALENTE | Porto

/>