30/04/2012

ROGÉRIO CHARRAZ | Discurso Direto


Rodeado de afetos e cumplicidades, Rogério Charraz encontrou a "chave" para para escrever, produzir, arranjar e tocar as canções do seu álbum de estreia, "um disco  inspirado nos grandes autores da Lusofonia."

Portugal Rebelde - Depois de doze anos de aprendizagens e maturação enquanto fundador dos Boémia, e de quatro intensos anos de palcos e de estúdio, encontrou finalmente a “chave” para o seu universo musical?

Rogério Charraz - Sim, sinto que ao longo deste percurso fui encontrando a minha voz e o meu caminho, e a “chave” provavelmente foi ter encontrando as pessoas certas para escrever letras, produzir, arranjar e tocar as músicas que ia compondo. Senti-me rodeado de afectos e cumplicidades, o que me permitiu partir para este projecto em nome próprio com enorme confiança e disponibilidade.

PR - Assume-se como um cantautor: canta, toca, escreve e compõe as suas próprias canções. Qual a fonte de inspiração para as suas canções?

RC - A principal fonte de inspiração é a vida: a minha, a dos que me rodeiam, a do meu país e do mundo em geral. Eu gosto de falar da realidade, daquela que me é muito particular (os sentimentos, as experiências, etc.) e da que faz parte do universo colectivo: o bem comum. É por isso que as minha canções tanto podem falar do amor ou da minha infância, como podem abordar a toxicodependência ou problemas económicos...

PR - Numa frase apenas como caracterizaria este seu disco de estreia?

RC - É um disco de autor, com um universo muito próprio mas inspirado nos grandes autores da Lusofonia.

PR - Ana Lains, José Mário Branco e Rui Veloso são os convidados especiais deste disco. Quer falar-nos um pouco destas participações?

RC - São participações que aconteceram com alguma naturalidade, porque as canções assim o “exigiram”. Quando discuti o arranjo de “Gostava de ser diferente” com o produtor Alexandre Manaia, achámos que o tema precisava de uma voz feminina, até porque o poema tem uma sensibilidade muito característica do universo feminino. Entretanto conheci a Ana e apaixonei-me pela sua voz, e achei era a pessoa indicada, até pela amizade que fomos desenvolvendo. O Rui Veloso participa num tema que fiz (com o meu amigo Pedro Branco) de tributo ao próprio e ao seu inseparável letrista: Carlos Tê. É um Blues/Rock muito na onda do Rui, e achei que fazia todo o sentido que fosse ele a fazer o solo principal do tema. O José Mário é outro dos meus autores preferidos, e tem uma capacidade única de interpretar textos de uma forma muito intensa, quase visceral. Sendo uma canção que vem um pouco na sequência das canções de resistência que se faziam antes de 25 de Abril, e tendo o texto sido escrito pelo filho, a escolha era óbvia. Resta acrescentar que todos acederam ao convite de forma muito generosa e foram uma mais-valia para este disco.

PR - Quatro canções de “A Chave” fazem parte da banda sonora de “Pai à Força”, uma das séries da RTP de maior sucesso. Gosta de ver as suas canções associadas a séries televisivas?

RC - Gosto essencialmente que as canções que faço cheguem às pessoas, e a TV é um meio de comunicação de grande alcance. Tem sido muito bom para a divulgação do disco ter quatro temas nesta série, vista por muitas famílias, e vai ser bom também ter o tema “Grito Vagabundo” na banda sonora da nova novela da TVI, que vai estrear muito em breve.

PR - Já teve a oportunidade muito recentemente de apresentar as canções deste disco no palco. Qual tem sido o “feedback” que tem recebido do público?

RC - Confesso que o disco tem tido um impacto muito acima das minhas expectativas. A promoção tem corrido muito bem, temos estado nos últimos meses em vários meios de comunicação social, e isso faz com que as pessoas cheguem aos espectáculos conhecendo os temas e o projecto. Depois a energia e a nossa vontade de pisar o palco fazem o resto, e tem sido uma experiência fantástica, com vários capítulos agendados para os próximos tempos.   

PR - “E contra a dita a gente grita”, canta numa das canções deste disco. Este é um “grito de revolta”?

RC - Acima de tudo, é um grito de insatisfação em relação a vários aspectos da nossa vida actual. É a minha visão sobre vários dos problemas que afectam a nossa realidade: a maneira como temos sido mal governados (mas continuamos a fazer as mesmas escolhas!), a falta de interesse pela nossa identidade cultural (penduramos bandeiras nas janelas mas não tratamos bem a nossa música, a nossa língua e até a nossa economia!), etc.

VÍDEOCLIP | "Correr de Olhos Fechados" - TV Rural

"Correr de Olhos Fechados", é este o primeiro para o álbum "A Balada do Coiote" dos TV Rural. O disco deverá ser lançado durante este ano, numa edição Chifre.

SÉTIMA LEGIÃO | Coliseu do Porto


Devido à grande procura de bilhetes para o concerto da Sétima Legião no Porto, que fez esgotar ontem à noite a Casa da Música, a banda acaba de anunciar nova data para a mesma cidade. 

Desta vez o concerto vai realizar-se no Coliseu do Porto no dia 11 de Outubro. Os bilhetes já estão à venda  e custam entre 20€ e 35 €.

RITA REDSHOES EM CONCERTO


No próximo sábado, dia 5 de Maio, Rita Redshoes leva o seu mais recente espectáculo “The Other Women - O mundo nas canções d’Elas” ao ACERT, em Tondela. No dia seguinte, Rita Redshoes apresenta-se na Casa da Música, no Porto.

“9 to 5” e “Afraid” são dois dos temas que fazem parte do alinhamento de “The Other Women - O mundo nas canções d’Elas” e que Rita Redshoes apresentou em vídeo recentemente.

www.ritaredshoes.com

ANTÓNIO ZAMBUJO | Porto

Com o Fórum Fnac do MarShopping a abarrotar, António Zambujo apresentou ontem no Porto o seu mais recente trabalho, "Quinto" (Universal, 2012).

"Fado Desconcertado", "Noite Estrelada", "A Casa Fechada", "Lambreta" e "Flagrante", foram algumas das canções que deixaram o público do norte rendido ao Fado António Zambujo.

O Portugal Rebelde esteve presente, e mostra-lhe agora alguns dos momentos que registou na Fnac MarShopping.

GNR | "Voos Domésticos"

KUMPANIA ALGAZARRA EM ESPANHA

29/04/2012

SÉTIMA LEGIÃO | "Memória"


A Sétima Legião, prepara-se em força para voltar aos palcos numa tournée que terá as primeiras datas hoje  casa da Música e 4 de Maio no Coliseu de Lisboa e irá a todo o país até final de Novembro. 

Para já, e em antecipação aos grandes momentos que se avizinham, fica a edição de “Memória: O Melhor da Sétima Legião” e a reedição de todos os discos de estúdio da banda. 

“Memória” é um CD+DVD onde podemos encontrar os temas emblemáticos da Sétima Legião num alinhamento que percorre todos os seus discos de originais. 

O DVD inclui a gravação do concerto da Sétima Legião no Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa, no 29 de Dezembro de 1990, gravado e emitido pela RTP na altura mas que é agora é editado comercialmente pela primeira vez com o áudio remasterizado e vídeo tratado. 

Como extras do DVD, encontramos 7 videoclips e ainda imagens da participação da Sétima Legião no concerto de tributo a José Afonso a que chamaram de “Filhos da Madrugada”, realizado em Junho de 1994 no estádio José de Alvalade, onde interpretaram o tema “Cantigas do Maio”.

Para além da colectânea “Memória” foram também reeditados os 5 discos de estúdio da Sétima Legião. O som de cada disco foi remasterizado digitalmente a partir das bobines originais, as artwork foram retocadas passando a incluir todos os créditos referentes à gravação de cada álbum e as letras de todas a músicas, e, por fim, os alinhamentos passaram a incluir, a título de temas extra, algumas versões de canções exclusivamente editadas em maxi-singles e que nunca foram editadas no formato CD.

No início dos anos 80, um grupo de miúdos lisboetas - fascinado pelos sons vindos de Manchester, mas também pela música tradicional portuguesa – pega em guitarra eléctrica, baixo, bateria, mas também gaita-de-foles, para fazer uma música que viria a ficar cristalizada, no seu estado mais puro, num surpreendente single de estreia «Glória» / «A Partida» (1983), produzido por Ricardo Camacho.

Ao longo dos anos e em sucessivas entrevistas, os músicos da Sétima Legião, e até o próprio Paulo Marinho, sempre disseram que a inclusão de uma gaita-de-foles num grupo de características essencialmente rock tinha mais a ver com a busca de um som original e não tanto de uma «busca de portugalidade». 

Até pode ser, mas a verdade é que a gaita-de-foles (e mais tarde também as flautas) foi a pedra de toque para dar ao grupo uma sonoridade posterior ainda mais próxima das raízes tradicionais, com a inclusão de músicos como Gabriel Gomes (acordeão), Paulo Abelho (bombos e outras percussões), Miguel Teixeira (viola d’arco) e, pontualmente, de um colega de Marinho nos Gaiteiros de Lisboa, Carlos Guerreiro (sanfona, gaitas, percussões).

Nos últimos quinze anos, a Sétima Legião deu vários concertos e, sempre que podia, incluía temas originais em compilações suas (ex.: «A Luz» e «A Promessa» em "A História da Sétima Legião: Canções 1983-2000") ou exteriores («O último Deserto», da colectânea "Frágil 21"). 

Agora, trinta anos depois do início do grupo, outros concertos se seguirão à edição deste "Memória", notável documento que recupera em áudio e em vídeo o percurso irrepreensível da banda que deu o melhor exemplo daquilo que poderia ter sido, e para fechar o círculo deste texto, o verdadeiro "rock português". 

VÍDEOCLIP | "O Tempo Subitamente Solto pelas ruas e pelos dias" - Viviane

"O Tempo Subitamente Solto pelas ruas e pelos dias" é este o mais recente vídeoclip para o álbum “As pequenas gavetas do amor” (ZipMix Records, 2011) de Viviane.

O vídeo foi gravado na praia do Barril no meio das âncoras que outrora pertenceram à armação do atum em Santa Luzia -Tavira.

DONA GI | Porto

Os Dona Gi apresentaram ontem na Fnac MarShopping, no Porto o seu álbum de estreia, "Baile das Portugal Rebelde". O Portugal Rebelde esteve presente e mostra-lhe agora alguns dos momentos deste showcase.

CARTAZ | Concerto

UHF | Barcelos

28/04/2012

:PAPERCUTZ | "Rivers"

:Papercutz revelam o seu novo single, "Rivers". O tema faz parte de "The Blur Between Us", segundo álbum de estúdio da banda, que tem lançamento marcado para Junho.
O álbum produzido por Chris Coady (Beach House, Yeah Yeah Yeahs, TV On The Radio) e por Bruno Miguel no mítico estúdio "The Carriage House", onde os Pixies conceberam o agora clássico "Doolittle", apresenta os :Papercutz de um modo que quebra o lado mais intimista do anterior "Lylac".
A audição do novo single trouxe já o reconhecimento por publicações como a Fader Magazine, XLR8R, Impose, e a MTV que tem acompanhado a sua evolução.

VÍDEOCLIP | "Fur" - Hipnótica

Aproveitando a mini-tour de Primavera, os Hipnótica estrearam recentemente um novo vídeo para o novo single, "fur". Hipnótica Spring Tour, passa hoje pela Sociedade Harmonia Eborense, a partir das 23.00h.

FUNDASOUND 2012 | Guimarães


FundaSound 2012 - 4ª Mostra de Música Pop de Guimarães, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, destinada a todos os projectos musicais que se enquadrem na Música Pop Contemporânea.

A participação nesta Mostra está aberta, em regime de selecção prévia a todos os projectos musicais colectivos ou individuais, com ou sem registo discográfico editado.


A inscrição é gratuita e poderá ser efectuada até ao dia 17 de Maio de 2012, através do preenchimento da Ficha de Inscrição disponível através dos links:

BOSS AC | Agenda


Agenda:

28 de Abril - CAE S. Mamede , Guimarães (21.30h)

04 de Maio - Box PA, Lisboa (21.30h)

05 de Maio - CCC, Caldas da Rainha (21.30h) 

10 de Maio - Teatro Gil Vicente, Coimbra (21.30h)

PORTO SOUNDS

ALTO! EM CONCERTO

ELETRO CORDEL | Lisboa


27/04/2012

MEU MELRO | Discurso Direto


"Vai Pousar onde Quiseres" é este o sugestivo nome do disco de estreia de Meu Melro, pseudónimo de Hugo Correia, músico do Porto que aproveitou uma fase de inspiração trazida pela obra de Henrique O'Neill para iniciar este trabalho. Hoje em "Discurso Direto" lugar para as canções deste "Meu Melro".

Portugal Rebelde - Textos como "Os dois Sujos" e "Os Extremos2 abriram as portas para aquilo que veio a um disco voltado para a temática das fábulas e parábolas. Quer explicar-nos como tudo começou?

Hugo Correia - Pois tudo começou há cerca de dois anos quando coloquei as mãos numa obra chamada "Fábulas" de Henrique O’Neill. Nessa altura andava a escrever e a compor novos temas mas este livro revelou-se de uma maneira muito especial, contendo textos muito interessantes e com grandes mensagens morais que atrai a minha atenção. Por experiência, musiquei, sem grande pretensão, um tema, e depois outro… e gostei do resultado. Surgiu então a ideia de continuar a musicar mais textos dessa forma mantendo a temática. Daí que o objetivo passou a ser compor um disco numa temática demarcada e não apenas um conjunto de cantigas sobre tudo e sobre nada.

PR - Para Além dos textos de Henrique O'Neill, podem ser ouvidas neste álbum as palavras de Alexandre Parafita, Nuno Júdice, José Jorge Letria entre outros e uma nova adaptação do poema “Fim” de Mário de Sá Carneiro, poema outrora abordado musicalmente pelos Trovante. Está contente com o resultado final deste seu primeiro disco ?

HC - Não foi o meu plano inicial gravar num espaço de tempo tão "largo", preferiria grava-lo de uma forma mais intuitiva. As canções sim, essas surgiram dessa forma, quase que posso dizer que elas se foram revelando enquanto tocava guitarra com os textos à minha frente. Quanto ao disco… já não o posso "ver à frente"… como é normal em quase todos nós, se fosse agora faria algumas coisas diferentes mas ao mesmo tempo tenho muito orgulho no resultado final. Foi o melhor disco que consegui fazer até o terminar e por isso estou tranquilo.

PR - Numa frase apenas como caracterizaria “Vai pousar onde quiseres”?

HC - Não fiques à espera porque as coisas não vêm ter contigo.

PR - “Os Dois Sujos”, foi a canção escolhida para apresentar este disco de estreia. Este é o tema que melhor retrata o espírito do álbum? 

HC - Penso que não. Penso sim que é um bom cartão-de-visita para o disco, apenas. Acho que o disco funciona como um todo, não tem, pelo menos intencionalmente, o intuito de ser um disco Pop. Uma vez que foi necessário um "tema de avanço" (gosto mais de lhe chamar assim) este tema pareceu-me bem.
Mas o tema que melhor retrata a aura deste disco é o instrumental "Casa do Cuco".

PR - Este disco já foi apresentado ao vivo e as canções deste disco já tiveram oportunidade de serem apresentadas em palco. Qual tem sido o “feedback” do público?

HC - Pelo que me vão transmitindo, existe uma aprovação generalizada, foi uma honra ter a Antena1 a carimbar/apoiar este disco. Isso e o retorno que as pessoas têm dado, fizeram com que eu me sentisse um pouco mais compensado. Tendo a ser algo inseguro às vezes.

PR - Para terminar, a que se ficou a dever de escolha de “Meu Melro” para nome deste projeto?

HC - Meu Melro é um pseudónimo que adoptei. Foram várias as razões… uma delas o facto de ser uma expressão que me lembra a irreverência e a aventura que é a infância; outra foi o facto de serem pássaros conhecidos pelo seu canto, um dos mais belos cantares de pássaros para mim.

VIRGEM SUTA | "Doce Lar"


O novo disco dos Virgem Suta, "Doce Lar" está, a partir de hoje, em pré-venda na Fnac. Os fãs que comprarem o disco nas lojas Fnac neste período, terão acesso ao concerto de apresentação do disco, dia 23 de Maio, às 21.30h, no TMN ao Vivo, em Lisboa.

Duas semanas antes de chegar às lojas, a 14 de Maio, o álbum poderá também ser ouvido, na íntegra, em exclusivo no music box, a partir da próxima segunda feira, dia 30 de Abril.

A digressão dos Virgem Suta pode também ser acompanhada em http://virgemsuta.blogs.sapo.pt/. A partir de amanhã, podem encontrar neste endereço o vídeoclip do primeiro single da banda, "Beija-me na Boca".

Previsto editar a 14 de Maio, "Doce Lar" é o sucessor de "Virgem Suta", o muito bem sucedido homónimo álbum de estreia da banda de Beja. "Doce Lar" um álbum repleto de peripécias e de personagens - fictícias, outras só um bocadinho inventadas, sendo que todas elas vivem de certa forma no nosso imaginário.

Os elementos nucleares dos Virgem Suta são Jorge Benvinda (voz, coros, tacho, penico, panela, berimbau de boca) e Nuno Figueiredo (guitarras eléctricas, guitarras acústicas, cavaquinho, groovebox, percussões), juntando-se em palco os músicos Nuno Rafael, Sérgio Nascimento, João Cabrita e Hélder Morais. “Doce Lar” foi produzido e gravado por Hélder Gonçalves (Clã) no estúdio "O Nosso Gravador".

VÍDEOCLIP | "Improviso nº 1" - Xícara

Chama-se "Improviso nº 1" e é o mais recente vídeoclip dos Xícara. O vídeo foi registado durante o concerto do passado dia 14 de Abril nas Caldas das Taipas a convite de "Banhos Velhos Espaço Cultural". 
Como o nome indica, este tema é uma improvisação e a primeira a ser publicada de uma série de improvisos que fazem parte, como tem sido habitual da rotina de concertos dos Xícara.

Este concerto foi também gravado na sua totalidade e irá passar em diferido no programa Folklândia da Rádio Vizela e posteriormente na Radio Cronica Folk Musical (Mérida, Espanha).

ANTÓNIO ZAMBUJO | "Quinto"


Um dos mais conceituados músicos portugueses comprova, ao vivo e no Fórum Fnac, a singularidade da sua identidade sonora. Neste seu novo álbum e tendo o fado como matriz, o músico introduz elementos do jazz, bossa nova, morna e do cante alentejano.

Agenda:

28 de Abril - Fnac NorteShopping, 17.00h

29 de Abril - Fnac MarShopping, 17.0h

www.antoniozambujo.com

RITA RESHOES | Vila Real

TONALIDADES 2012 | Espinho

26/04/2012

FADOMORSE | "Magála Invisível"


"Magála Invisível" é o novo álbum (triplo) que, ao cabo de mais de uma década (13 anos), continua a revelar os Fadomorse como um dos mais relevantes projetos de música portuguesa. 

"Digo-me Adeus" é o primeiro single deste novo disco, que junta a voz de Hugo Correia à de Emmy Curl. Rui Veloso, Sérgio Castro (Trabalhadores do Comércio) e Filipe Raposo fazem parte de um elenco de participações de luxo em "Magála Invisível".
Com lançamento marcado para os dias 17 de Maio (Teatro do Bairro, Lisboa), 19 de Maio (Hard Club - Porto) e 24 de Maio (Estaleiro Teatral - Aveiro), "Magála Invisível" é, provavelmente, um dos primeiros álbuns triplos da história recente da música portuguesa.  

Junta-se assim a uma discografia composta por "Gritar o Fado" (2002), "Entrudo" (2004), "Gritar o Fado - Revisitado" (2005), "Popetnico" (EP, 2006) e "Folklore Hardcore" (2008).

13 anos volvidos, passaram pela formação dos Fadomorse cerca de 45 músicos que levaram este projeto ímpar por centenas de concertos em Portugal e Espanha, e um pouco por todo o mundo, da Malásia ao México.

www.myspace.com/fadomorse

THE PARTISAN SEED | "SpiritWalking"


O próximo álbum do barcelense The Partisan Seed tem edição agendada para o início de Maio e terá como título "SpiritWalking". O EP de avanço com três temas de versões em pré-mistura está disponível para download gratuito no site do músico.

28 de Abril - Nadar, Antuérpia (Bélgica)

29 de Abril - Korsakov Cafe, Antuérpia (Bégica)


30 de Abril - Cargo, Antuérpia (Bélgica)

CARL MENDES | "The Song Poet" & "Winter Songs" no iTunes


Os álbuns "The Song Poet" (2011) e "Winter Songs" (2010) de Carl Mendes já se encontram disponíveis na plataforma do iTunes. 

XVII GLOBOS DE OURO


Já foram divulgadas as nomeações para a edição deste ano dos Globos de Ouro. A XVII gala dos prémios entregues pela SIC e pela Caras realiza-se no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia 20 de Maio, e contará com apresentação de Bárbara Guimarães.

Luísa Sobral e Amor Electro estão nomeados para a categoria de Revelação do Ano mas estão também presentes na categoria de Música, onde se destacam também Jorge Palma, Sérgio Godinho, Buraka Som Sistema ou Clã.

Melhor Intérprete Individual 

Fernando Alvim, com Fados & Canções do Alvim 

Jorge Palma, com Com Todo o Respeito 

Luísa Sobral, com The Cherry on My Cake 

Sérgio Godinho, com Mútuo Consentimento
 
Melhor Grupo 

Amor Electro, com Cai o Carmo e a Trindade 

Buraka Som Sistema, com Komba 

Clã, com Disco Voador 

Dead Combo, com Lisboa Mulata
 
Melhor Música 

"A Máquina", de Amor Electro ( Cai o Carmo e a Trindade

"A Pele que Há em Mim", de Márcia com JP Simões ( )

"Asas Delta", de Clã ( Disco Voador )

"Página em Branco", de Jorge Palma ( Com todo o Respeito )

CARTAZ | Concerto

CAVALHEIRO | "Ritmo Cruzeiro"

EXPENSIVE SOUL | Gimarães

25/04/2012

GOLPE DE ESTADO | "Rev 25"

No dia em que a Revolução dos Cravos comemora o 38º Aniversário, o Portugal Rebelde relembra o dia da Liberdade com  projeto Golpe de Estado, grupo formado por Tiago Lopes e Paulo Abelho nos finais de 1988.

Do álbum homónimo editado em 1993, recuperamos o tema "Rev 25".

MOONSPELL | "Alpha Noir"


No ano em que os Moonspell comemoram 20 anos de carreira, chega às lojas “Alpha Noir”, o novo disco da banda, com data de lançamento em mais de cinquenta países a 27 de Abril, através da independente Austríaca Napalm Records.

O conceito deste novo disco, produzido por Tue Madsen e composto ao detalhe pela banda durante os três últimos anos é à prova de bala. 

Os Moonspell rasgaram-se em dois e o resultado é a chegada a uma essência nunca antes tentada: um álbum incendiário, com nove canções cheias de contagiantes riffs de guitarra, entre o thrash e o rock, elevados a uma dimensão própria pelo conteúdo lírico mais reivindicativo que a banda já escreveu.

À edição especial do disco, junta-se um outro disco com oito temas originais, o gémeo musical de “Alpha Noir”, intitulado “Omega White”, uma colecção de canções de pura atmosfera rock gótico, num tributo a bandas como Type O Negative ou Sisters of Mercy que influenciaram a banda na sua fusão muito particular do metal gótico, iniciada pelo disco que os revelou, ”Irreligious”, de 1996.

“Alpha Noir” estará disponível numa edição limitada de luxo, contendo a edição limitada dupla, o mediabook incluindo as duas capas do álbum - a contraparte de “Alpha Noir” e a “Omega White” - e um colar exclusivo com o logotipo dos Moonspell.

O disco novo dos Moonspell, em todas as suas edições, tem distribuição exclusiva em Portugal nas lojas Fnac.

ROCKASTRUS 2012 | Esposende


Já são conhecidos as bandas seleccionadas para o Festival Rockastrus 2012, a decorrer em Esposende. A primeira eliminatória está agendada para o dia 12 de Maio. 

1ª Eliminatória - 12 de Maio

Spinning - Vila Real
Mediterrânea Boémia - Valencia (Espanha)
Killimanjaro - Barcelos
Killer Mustang – Monção
2ª Eliminatória - 19 de Maio
Planeta Vaca - Santarém
The Wild Booze - Taipas - Guimarães
Gessicatrip – Lisboa
Big Blind - Esposende
3ª Eliminatória - 26 de Maio
The BlackTurbo - Coimbra
The Crawlers - Maia
Fade In - Porto
Zukunft - Tomar/Almada
4ª Eliminatória - 2 de Junho
Milbalas - Coimbra
The Brainscape - Barcelos
Amores Imperfeitos  - Leiria
High Trash  Band  - Sesimbra
Suplentes:
Blackstone! - Santo Tirso
Horas Mortas - Guimarães
CrossOver - Vila do Conde
Wildfire  -  Viana do Castelo
Nuno Sanches - Porto

TRABALHADORES DO COMÉRCIO | Agenda


Agenda:

26 de Abril - Hard Club, Porto

05 de Maio - Festival de Músicas da Maia

10 de Agosto - Festival da Póvoa de Varzim

www.trabalhadoresdocomercio,org

CARTAZ | Concerto

24/04/2012

PAULO BRISSOS | Discurso Direto



"Um trabalho verdadeiro cheio de melodias e licks de guitarra com influencias de Blues", é desta forma que Paulo Brissos caracteriza o seu último disco, nas lojas desde o passado dia 16 de Abril. "Pop Blues" o novo trabalho de Paulo Brissos, hoje em destaque no Portugal Rebelde.

Portugal Rebelde - ”Pop Blues” tem como inspiração o Blues e toda uma vasta coleção de canções que o influenciaram ao longo da sua vida. Foi longo o “caminho” até descobrir os pais do Blues?

Paulo Brissos - Não mas foi gradual. Depois de ouvir algumas referencias mais modernas de Blues como Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jeff Back etc...isto ainda no principio dos anos 80, a busca tornou-se inevitável pois muitos dos temas interpretados por estes músicos eram já versões de Robert Johnson, Muddy Waters entre outros. Depois surgiu ao longo dos anos um interesse maior por conseguir ouvir gravações o mais antigas possível de algumas dessas referencias de modo a conhecer melhor e mais directamente a sonoridade e a verdade dessa linguagem.

PR - Deste disco fazem parte dois temas bastante conhecidos internacionalmente: “Get It On” de Mark Bolan, que aqui aparece com o nome de “Vem dançar, mãos no ar”, e “Ain´t No Sunshine”, de Bill Withers, como o nome de “O Sol não brilha”. Quer falar-nos um pouco destas versões?

PB - Estas versões surgiram naturalmente ao longo dos anos pois são temas que eu gosto e já tocava nas versões originais e que sempre as tomei como minhas ao vesti-las à minha maneira. Neste disco achei que encaixavam bastante bem, mas como eram os únicos temas em inglês e eu não queria quebrar com o meu principio de cantar em Português, resolvi fazer versões em português que desde logo foram muito bem aceites ao vivo, o que retirou qualquer duvida em relação à sua inclusão no disco. Depois só faltou grava-las e da-las a apreciação dos detentores dos direitos que também não se opuseram à inclusão.

PR - Numa frase apenas como caracterizaria este “Pop Blues”?

PB - Um trabalho verdadeiro cheio de melodias e licks de guitarra com influencias de Blues mas que não deixa de ser um álbum de canções inserido num caminho que já venho traçando ao longo dos anos.

PR - “Todos os teus segredos” foi o single de apresentação deste disco. É este o tema, que melhor retrata o espírito do álbum?

PB - Achámos que sim que seria o melhor a retratar o álbum pois tem uma sonoridade muito Pop mas também uns licks bem Bluesy ao bom estilo do Clapton. De qualquer forma acho que existe outros que poderiam retratar tão bem ou melhor o trabalho. O caso do tema "Sentimentos por ti" que é uma balada em 6/8, com muita guitarra, num ambiente muito cru e que também mostra outro lado do mesmo. E poderia continuar a falar de outros....

PR - No próximo dia 27 de Abril apresenta ao vivo no Indochina, em Lisboa as canções deste disco. Que expectativas tem em relação a este concerto?

PB - Espero uma sala cheia de amigos, colegas e seguidores do meu trabalho para uma noite inesquecível onde vou tentar transportar todos para uma realidade onde a música Portuguesa cantada em Português está bem viva e pode coexistir com os tempos mais modernos, bebendo influencia de outras culturas que neste momento são transversais na nossa civilização.

PR - Para terminar, por onde passa o seu futuro próximo?

PB - Tocar o mais possível ao vivo para mostrar o nosso trabalho ao maior numero de pessoas possível. Pensar num próximo trabalho depois de conseguir o objectivo anterior. Acredito que nos concertos ao vivo é onde está a maior verdade da música e eu sou um palco-dependente.

ANA MOURA PREPARA O NOVO DISCO


O novo disco de Ana Moura começa a ganhar forma. O sucessor do duplo platinado "Leva-me aos Fados" vai ser produzido por um dos mais afamados produtores da actualidade: Larry Klein.

Ana Moura convidou o mítico produtor para estar ao leme do seu novo disco. Larry Klein, vencedor de quatro Grammys, aceitou imediatamente o desafio que lhe foi colocado pela cantora portuguesa, confessando-se um fã convicto de Ana Moura. As gravações estão previstas para acontecer já no próximo mês.

Os últimos 3 anos da vida de Ana Moura têm sido preenchidos com espectáculos em todos os cantos do Mundo. A fadista de Coruche levou aos fados gente dos cinco continentes em concertos que passaram pelas mais importantes salas e pelos mais prestigiados festivais.

Atingiu prémios e nomeações de relevo a nível nacional e internacional, partilhou palco e música com variados artistas de excelência, abraçou diversas causas humanitárias e viu "Leva-me aos Fados" instalar-se semanas a fio na tabela nacional de vendas e com surpreendentes aparições nos tops da Billboard e da Amazon.

Larry Klein é um produtor norte-americano que se tornou respeitado a nível mundial pelo trabalho de produção em vários discos de Joni Mitchell, com quem também foi casado. Porém, Larry Klein também já produziu outros artistas de grande relevo como Herbie Hancock (ainda recentemente ganharam juntos o Grammy de "Disco do Ano", em 2008), Madeleine Peyroux, Melody Gardot, Tracy Chapman, Raul Midón ou Luciana Souza, entre muitos outros.

O disco será gravado em Los Angeles, nos históricos Henson Recording Studios, fundados por Charlie Chaplin em 1917, e por onde passou toda a História da música popular dos últimos 100 anos: John Lennon, Paul McCartney, The Doors, The Rolling Stones, The Police, U2, Bruce Springsteen, Rage Against The Machine, Pearl Jam, Metallica, Shakira, Lady Gaga, Beyonce, entre muitos, muitos outros... Foi ainda neste estúdio que foi gravado o lendário hino, e respectivo videoclip, "We Are The World", em 1985.

PEDRO ESTEVES | "Mais Um dia"


Agenda:

29 de Abril - Fnac Almada, (17.00h)

11 de Maio - Salão Nobre da Escola de Música do Conservatório Nacional, Lisboa (22.00h)

08 de Junho - Café Concerto do Auditório da Guarda, (22.00h)

www.pedroestevesmusica.com

MÚSICA NA ACADEMIA | Coimbra

OS ELÉCTRICOS EM CONCERTO

O CANTO DE INTERVENÇÃO | Aveiro

23/04/2012

VÍDEOCLIP | "Blonde Weather" - Lululemon

Chama-se "Blonde Weather" e é o primeiro avanço para para o álbum de estreia dos Lululemon - "Flying Fortress". O disco chega às lojas no próximo dia 7 de Maio.

OPTIMUS DISCOS


Depois do sucesso da maratona musical no Cais do Sodré no passado dia 12 de Abril, a Optimus Discos lança hoje os novos álbuns de Os Pontos Negros, Sous Of Fire e Chullage. Os novos trabalhos chegam às lojas a um preço simbólico de 4,95€.

Os discos estão também disponíveis para download gratuito e legal no site da Optimus Discos.

DEAD COMBO | Guimarães


No próximo dia 5 de Maio, os Dead Combo regressam ao Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, para apresentar o mais recente álbum, “Lisboa Mulata”. Mas desta vez não vão sozinhos. Levam consigo alguns dos convidados especiais que participaram no disco: o fadista Camané, o baterista Alexandre Frazão, a Royal Orquestra das Caveiras e as Víboras do Chiado, um coro de duas vozes femininas constituído especificamente para este espetáculo. Uma formação irrepetível, num concerto imperdível.

Lançado em outubro do ano passado, três meses bastaram para “Lisboa Mulata” ser considerado um dos melhores álbuns de 2011. Neste trabalho, a dupla de “bandidos” mais irreverente da música portuguesa apresenta a sua visão sobre a multiculturalidade de Lisboa com ritmos africanos. Depois do concerto na sala lisboeta Aula Magna (a 03 de maio), os Dead Combo e restantes convidados rumam a Guimarães para um segundo e único espetáculo que brindará o norte do país.

“Lisboa Mulata” é o quarto disco de originais dos Dead Combo. Com Marc Ribot, Camané, Sérgio Godinho e Alexandre Frazão, são 11 faixas com inspiração desde a morna de Cabo Verde, aos desertos da América do Sul, até uma taberna portuguesa. Aclamado pela crítica e pela imprensa, foi nomeado para o Prémio Autores, da SPA - Sociedade Portuguesa de Autores, na categoria de “Melhor Disco - Música”.

A sonoridade universal dos Dead Combo já chegou a países como Hungria, Checoslováquia, Estónia ou Turquia. Com o acordo recentemente celebrado com a Azimuth Productions, os espetáculos chegarão também, em breve, a países como a Alemanha e a França. No passado mês de março, Tó Trips e Pedro Gonçalves rumaram a Toronto (Canadá) onde se apresentaram no Club Lula Lounge e no Showcase do Canadian Music Week. 

A dupla de “bandidos” mais irreverente da música portuguesa alarga assim a rede e espalha “Lisboa Mulata” aos ventos. Agora é a vez do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, os receber. O concerto está marcado para as 22.00h. 

Os bilhetes têm o valor de 10 €, ou 7,50 € com desconto, e podem ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac e em www.ccvf.pt.

SKALIBANS | "Second By Second"


"Second by Second", o segundo álbum de Skalibans tem edição agendada para o Verão de 2012. O novo registo foi gravado nos Estúdios Namouche pelo produtor Chris Fudurich, conhecido pelo seu trabalho com bandas internacionais como SImple Minds, Fishbone, Rx Bandits, Jesse J, Britney Spears, Finch entre muitos outros, e mostra toda a evolução e vontade da banda em se superar e se re-inventar constantemente.

"it feels good" é a primeira amostra deste trabalho, que a partir agora se vai poder ouvir nas rádios.

MASTIKSOUL | "Forever"



No passado dia 16 de Abril foi lançado o terceiro álbum do mais conceituado DJ/Produtor português - Mastiksoul.

“Forever”, o tema original que dá nome a este novo álbum e que surge de mais uma parceria de  Mastiksoul com Dada (Massive Attack; Deepest Blue), é o single de apresentação deste trabalho.
  
Forever” é um tema de celebração, de festa. Uma música cuja letra, melodia e a própria sonoridade são um incentivo à união das pessoas, à comemoração de grandes momentos. 

Foi este princípio que esteve na base do convite a Nani e a Miguel Veloso (jogadores internacionais, com responsabilidade inquestionável no apuramento da Seleção Nacional para o Euro 2012) para participarem no videoclip. 

MÚSICAS DA REVOLUÇÃO | Celorico de Basto

22/04/2012

VÍDEOCLIP | "Condomínio da Terra" - Vários

A Quercus e a Rede Lusófona para o RIO+20, em parceria com a Câmara de Vila Nova Gaia, estão promover uma campanha internacional intitulada "O que nos une a todos", enquadrada no âmbito da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que decorre no Rio de Janeiro, Brasil, de 20 a 22 de Junho deste ano.

No dia da Terra, o Portugal Rebelde associa-se à Quercus e à Rede Lusófona, trazendo o "hino" desta campanha - "Condomínio da Terra", um tema com letra de Valter Hugo Mãe e música de Paulo Praça.

RÃO KYAO | "De Kyao a Zeca Afonso"


“De Kyao a Zeca Afonso” é o encontro de sonoridades sob a forma de concerto que Rão Kyao apresenta a 24 de Abril (21h30) no Theatro Circo, em Braga.

Mais do que uma homenagem a Zeca Afonso, o novo projecto de Rão Kyao assume-se como um reconhecimento público da riqueza e simplicidade da música daquele que se afirmou como uma das “vozes de Abril”.

Assim, na circunstância, à recriação em flauta de bambu de algumas das mais emblemáticos canções de Zeca Afonso, junta-se ainda a interpretação das memoráveis composições de Rão Kyao e apresentação dos temas que integram o novo álbum do músico que se caracteriza pelas influências orientais que imprimiu no vasto conjunto da sua obra.

Com uma carreira que se estende ao longo de quase três décadas, Rão Kyao destacou-se como intérprete de saxofone e flauta de bambu. Inspirado pela música indiana, árabe e pelas músicas do mundo, Rão Kyao dedicou-se, desde o início da carreira artística, a uma recuperação das tradicionais ligações entre sonoridades portuguesas e orientais.

Inicialmente inspirado pelo jazz, Rão Kyao estreou-se com apenas 19 anos como saxofonista. Para além de vários clubes lisboetas, passou ainda por palcos de Espanha, Dinamarca, Países Baixos e França, país onde se fixou até finais da década de 1970.

Uma nova etapa artística fica marcada com a mudança para a Índia e o início da descoberta das influências orientais sobre a música portuguesa. Desta experiência resultou o álbum “Goa” e a sonoridade que o passou a distinguir entre o panorama musical português.

Em 1983, “Fado Bailado” garantiu ao músico o primeiro disco de platina e, um ano mais tarde, com “Estrada de Luz”, Rão Kyao conquistou o reconhecimento do público português.

Em 1999, Rão Kyao compôs “Junção”, hino oficial da cerimónia de transferência da soberania de Macau. Na circunstância interpretou o tema com a Orquestra Chinesa de Macau.

Ingressos, a 12 e 15 euros, disponíveis em www.theatrocirco.bilheteiraonline.pt, na bilheteira do Theatro Circo, lojas Fnac e estações CTT aderentes.

JORGE PALMA E ILDA FÈTEIRA | "Vinte Cinco Razões de Esperança"


“Vinte e Cinco Razões de Esperança” é um trabalho de edição de autor com tiragem muito limitada (cerca de 150 exemplares) que data do ano de 2004.

Para o público em geral este é um disco que reúne uma importante parte da história do nosso país, para os fiéis seguidores de Jorge Palma pode dizer-se que esta é uma rara peça de colecção.

No momento delicado que todos atravessamos Jorge Palma e Ilda Fèteira decidiram que nunca fez tanto sentido voltar a partilhar os 25 temas que constituem este álbum:

"Este CD foi gravado em casa durante a noite, eu sozinho ao piano, com a Ilda Fèteira na voz. Foi tudo caseiro, não teve nada de estúdio. Primeiro gravei a voz da Ilda a declamar os poemas, depois fui acompanhando ao piano. O Flak emprestou os micros, o Tó Pinheiro da Silva foi lá colocá-los e eu em duas ou três noites, com calma, fui fazendo os pianos, o resultado foi bastante engraçado."

"Vinte e Cinco Razões de Esperança” é um cd de poemas ditos por Ilda Fèteira, com música de Jorge Palma, dando voz a poetas tão diferentes como Ary dos Santos, Carlos de Oliveira, Manuel Alegre, Alexandre O´Neill, Sophia, David Mourão Ferreira, Torga, Eugénio de Andrade, Gedeão, Ramos Rosa, Maria velho da Costa, Manuel da Fonseca, Natália Correia (entre outros), que têm como traço de união a virtualidade de nos abrirem horizontes de esperança.

Num tempo marcado pelo quotidiano cinzento que vivemos, parece oportuno relançar este cd, que celebrou os trinta anos do 25 de Abril, e ter a poesia, na sua dimensão intemporal, a caminhar connosco. Por vezes com sabor a lágrimas, outras a estrelas, ela alimenta a substância dos nossos dias e mostra que a esperança tem sempre razão." (Jorge e Ilda)

Os interessados em adquirir estas "25 Razões de Esperança" devem enviar um e-mail para 25razoes@jorgepalma.pt. O preço é de 15,97€ já com portes de envio incluídos.

RUI DAVID | "Canções da Utopia"


Evocar José Afonso, sobretudo nesta altura do ano e agora que se assinalam 25 anos da sua morte, é incontornável, justo e necessário.

O Zeca da música popular, das sonoridades da lusofonia, o Zeca do Fado de Coimbra, o Zeca cantor e compositor de exceção, são facetas de um músico que ultrapassa a etiqueta de cantor de intervenção.

"Canções da Utopia" é um espetáculo em formato intimista que pretende revisitar esse legado.

25 de Abril - Fnac MarShopping, 17.00h

HOMENGEM A ZECA AFONSO E ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA

E AÍ ZECA? TUDO B. LEZA?

YOLANDA SOARES | Porto

21/04/2012

VÍDEOCLIP | "Necromatic" - Deep Coffee Nonsense

"Necromatic", é este o mais recente vídeoclip dos algarvios Deep Coffee Nonsense. O vídeo integra excertos da longa metragem "Além de Ti", com os actores Joana Costa e Mário Spencer.

DAVID FONSECA | Seasons - Rising"


No próximo dia 23 de Abril, a partir das 00.00h, será conhecido o primeiro tema extra de “Seasons”, a canção “Ballroom Theme”. 

Dividida em dois volumes, a nova aventura de David Fonseca foi iniciada no passado dia 21 de Março com a edição de “Seasons - Rising” e terá sequência a 21 de Setembro com “Seasons - Falling”, o segundo tomo de “Seasons”.

David Fonseca reservou alguns temas para edição em formato digital, músicas que complementam todo o conceito artístico de “Seasons”. 

O primeiro destes temas poderá ser ouvido a partir de hoje em www.seasons.davidfonseca.com, o diário online associado a esta ideia. 

Os compradores de qualquer uma das edições físicas de “Seasons – Rising :” terão ainda direito a efectuar o download, legal e gratuito, do tema através do código incluído em qualquer um dos formatos publicados.

Depois dos esgotados concertos em Lisboa, Coimbra e Porto no início do mês, a tour “Seasons  - Rising” segue agora para Leiria e Guarda a 31 de Maio e 30 de Junho respectivamente. 

Estes concertos, que acontecem no Teatro José Lúcio da Silva e no Teatro Municipal, já têm os bilhetes à venda e como habitual, com condições especiais para os membros do Amazing Cats Club.

Estas apresentações são uma óptima oportunidade para ver e escutar algumas das novas canções de David Fonseca que começam já a fazer parte das preferências do público: “What Life Is For”, o primeiro single, “Under The Willow”, “Armageddon”, “Whatever The Heart Desires” ou “I Would Have Gone And Loved You Anyway”.

/>