30/09/2011

VÍDEOCLIP | "Quinta-feira" - Doismileoito

"Quinta-feira", é este o novíssimo vídeoclip para o álbum "Pés Frios" dos Doismileoito. O disco chega às lojas no próximo dia 10 de Outubro.

JOHNNY SEM DENTE & OS JATFODO


Johnny Sem Dente & os Jatfodo - banda de Tiago Rosendo, João Sineiro, Cristiano Amaral e Tiago Correia - disponibiliza um dos temas que fará parte do EP que será lançado em Outubro pela Honeysound. Tem o título de "Pútrida Pátria (Ácida Fátima)" e conta com as participações especiais de Miguel Ferreira (voz) e João Coutada (teclas).

Para ouvir o tema siga o link:  www.soundcloud.com/hscdd/johnny-sem-dente-os-jatfodo

THANATOSCHIZO ANUNCIAM O FIM


Os ThanatoSchizO anunciaram o seu fim, devido a incompatibilidades artísticas entre os seus membros em relação ao futuro da banda. 

Na press release final, o grupo de Santa Marta de Penaguião despede-se dos seus fãs e amigos, agradecendo o apoio ao longo de todos estes anos.

"Foram 14 anos de grande entrega, muito trabalho e dedicação. Uma hercúlea luta contra a vicissitude geográfica e a certeza de que as pessoas que apreciam o nosso trabalho têm consciência de que TSO nunca foi uma banda normal, a flavour of the week, ou a next big thing. Talvez por isso, a jornada tenha perdurado até agora.

O nosso site oficial, facebook, myspace e restantes canais continuarão a ser actualizados, nomeadamente com as críticas ao mais recente álbum, para além de que a secção de merchandise continuará activa. A sensação final é a de termos acabado na altura em que atingimos o nosso auge creativo: o Origami."

DEAD COMBO | "Lisboa Mulata"

HELENA SARMENTO | "Fado Azul"

29/09/2011

VITORINO | Coliseus de Lisboa e Porto


A uma semana dos espectáculos nos Coliseus de Lisboa e do Porto, Vitorino revela uma das surpresas preparadas para tornar esta festa ainda mais especial: a participação de Jorge Palma, amigo de longa data, companheiro de palcos e de discos. 

É já nos próximos dias 5 e 7 de Outubro que Vitorino sobe ao palco dos Coliseus de Lisboa e do Porto, respectivamente, para apresentar o espectáculo com o qual comemora a edição do seu primeiro disco, "Semear Salsa ao Reguinho".

Nos Coliseus, Vitorino estará rodeado de amigos - Jorge Palma, Janita Salomé, Tim e Carminho - e contará também com a sonoridade única da Orquestra Filarmonia das Beiras para dar outra cor às suas músicas, a partir de arranjos do pianista Filipe Raposo.

Para além do conteúdo artístico, que se pretende ser razão para a adesão do público, houve também a preocupação de colocar os bilhetes a um preço acessível, daí que os preços variem entre os 8,00 € e os 30,00 €.

UXU KALHUS | "Extravagante"

"Extravagante", é esta a primeira amostra do 3º trabalho dos Uxu Kalhus. O disco tem edição agendada para o início de 2012.
 

REALEJO | Agenda

Agenda:
 15 de Outubro - Fnac Leiria, 18.00h
15 de Outubro - Fnac Coimbra, 22.00h
20 de Outubro  - Programa Vivámusica, Antena1 
20 de Outubro - Fnac Colombo, 18.00h
22 de Outubro - Fnac Almada, 17.00h
22 de Outubro - Fnac Cascais, 22.00h
www.myspace.com/osrealejo

O EXPERIMENTA NA M´INCOMODA


M-PEX | Torres Novas

TRÊSPORCENTO & CAPITÃO CAPITÃO

28/09/2011

ICONOCLASTS | Discurso Direto


"Um disco intenso e detalhado que a cada audição revela algo de novo e interessante". É desta forma, que Diogo Carneiro, o vocalista dos Iconoclasts define o álbum de estreia da banda - "Mt.Erikson", hoje em destaque no Portugal Rebelde.

Portugal Rebelde - 2011 é o ano em que os Iconoclasts venceram o Festival Termómetro e editam “Mt. Erikson”. Este é o disco onde a banda assume uma sonoridade mais contemplativa e simultaneamente mais violenta?

Diogo Carneiro - Sem dúvida. O som do disco representa uma evolução natural daquilo que fizemos no nosso EP, acrescentando-lhe uma perspectiva mais madura que vem do nosso crescimento como banda e como músicos. O “Mt. Erikson” acaba assim por ser o resultado dos nossos interesses actuais e de um processo criativo mais conjunto, com todos os membros a participar activamente.
  
PR - Qual é a temática que percorre as 13 canções deste primeiro disco?

DC - Nem todas as canções do disco falam do mesmo, mas um grande número delas trata do processo de crescimento, da passagem de adolescente que comete erros estúpidos e infantis para o adulto que se arrepende deles. Nunca foi nossa intenção escrever um disco conceptual, mas no final da escrita das canções notamos que esse tema era um bocado transversal ao “Mt. Erikson”.

PR - ”Stranger In A Strange Land” foi o single de apresentação deste disco. É este o tema que melhor define o espírito do álbum?

DC - Não achamos que um só tema consiga resumir um disco, mas a “Stranger” acaba por conseguir reflectir um dos seus aspectos, o lado mais volátil e energético das nossas músicas. Achamos que seria um bom ponto de partida para que está a descobrir este nosso trabalho.

PR - Numa frase apenas como caracterizarias este “Mt. Erikson”?

DC - Um disco intenso e detalhado que a cada audição revela algo de novo e interessante.

PR - Já tiveram a oportunidade as canções deste “Mt. Erikson”. Qual tem sido o “feedback” do público?

DC - Já andamos a tocar muitas músicas do “Mt. Erikson” ao vivo há vários meses, e a recepção tem sido muito positiva. Tem sido para nós muito bom ver quem conheça as letras de trás para a frente nos concertos, e no final de cada um deles saímos com a convicção de que não deixamos nenhum membro da audiência indiferente. 

PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo dos Iconoclasts?

DC - Por agora, estamos a finalizar os detalhes de uma tour de lançamento do disco por Portugal. Podemos já adiantar que dia 7 de Outubro vamos estar no ADN, em Setúbal, e dia 8 na Sociedade Harmonia Eborense, em Évora, duas cidades onde gostamos muito de tocar!

MÃO MORTA | Tour Peluxe In Motion


Ano e meio após a edição de "Pesadelo em Peluche", os Mão Morta vão percorrer o país no Outono com um espectáculo novo e cru, desprovido de efeitos, e com um alinhamento que vai recuperar temas já guardados para os cruzar com outros mais recentes. 

Com a sugestiva designação de "Pelux in Motion", esta digressão de oito datas tem como objectivo colocar os peluches fofinhos e sedentos de acção redentora em movimento num cenário de horror.

O regresso dos Mão Morta à capital completa-se com a noite-ritual da SoundFactory. Depois do concerto no Cais do Sodré (tmn ao vivo) a festa prolonga-se até ao Club Noir, onde o Adolfo Luxúria Canibal se junta aos djs das SynergyNights para um encontro de amigos a sul, numa noite de dança a provar que as caves de Lisboa também são caves de rock'n'roll. 

01 de Outubro - Lisboa

www.mao-morta.org 

PRANA | Hard Club

DRIVE CONCERTS | Faro

FESTIVAL 5 ESTRELAS | Covilhã

27/09/2011

RODRIGO LEÃO | Lisboa


Na sequência da digressão "Instrumental" em que Rodrigo Leão se apresentou com uma formação mais reduzida, o aclamado compositor entrou em estúdio para a gravação de um novo trabalho que explora essencialmente as novas paisagens que o acompanhamento de um trio de cordas e acordeão lhe proporciona.

Será esse novo trabalho que Rodrigo Leão irá apresentar no dia 26 de Novembro num espectáculo inédito no CCB, em Lisboa, onde irá projectar as ideias que vai transportar consigo durante 2012. 

Música poderosamente evocativa, canções para as palavras que se trazem no pensamento e que só cada um de nós ouve, esta é a proposta de Rodrigo Leão. 

www.facebook.com/rodrigoleaomusic

THE GIFT "EXPLODEM" NO BRASIL


"Explode" o mais recente álbum dos The Gift é editado hoje no Brasil, Estados Unidos e Canadá, concretizando assim o principal objectivo da banda seis meses depois do lançamento do álbum em Portugal.

Os The Gift saem para os Estados Unidos da América já na próxima semana e a banda de Alcobaça, prepara-se para voltar ao Brasil no próximo mês de Outubro para 4 espectáculos.

25 Outubro - Porto Alegre, Sala Opinião

26 Outubro - Rio de Janeiro, Teatro Odisseia

28 Outubro - Belo Horizonte, Music Hall 

29 Outubro - São Paulo, SESC Ipiranga

Recordamos ainda que os The Gift estão nomeados para o prémio MTV Best Portuguese Act. A decisão fica a cargo do público, e a votação decorre em  http://pt.mtvema.com/artistas/the-gift.

SIDEWALKERS | Black Room Feel Tour

AUREA | Taiwan


26/09/2011

CITÂNIA | Discurso Direto


Hoje em "Discurso Direto", destaque para o disco de estreia dos Citânia - "Segredos do Mar". João Lopes (baixo, programações, composição e produção) é nosso convidado, que nos propõe uma viagem pela música dos Citânia, "um verdadeiro apelo aos sentidos, sons que evocam cores e aromas de terra e mar".

Portugal Rebelde - Citânia é um projecto de música popular que se pode situar nas novas fusões da música do mundo, mas fortemente inspirado na tradição portuguesa. Podemos definir desta forma a música dos Citânia? 

João Lopes - Sim! Apesar das influências da música Pop, Flamenca, Árabe, Sul-Americana e do nosso Fado, é sem dúvida uma forma bem Portuguesa de demonstrar a nossa realidade, tendo o nosso mar como cenário que se expressa na nossa forma de tocar, cantar e sentir. 

PR - “Segredos do Mar” é o título do álbum de estreia, reunindo 12 canções. O mar é a principal fonte de inspiração do grupo? 

João Lopes - Portugal é rodeado por mar! Sim, é uma grande fonte de inspiração, bem como o amor e os valores humanos. 

PR - Já tiveram a oportunidade de apresentar este disco. Como é que o público recebeu as canções dos Citânia?

João Lopes - Sim já apresentámos ao vivo e o resultado foi surpreendente! Apesar de toda a nossa experiência no mundo musical, a magia gerada pela simbiose Citânia/Público, é algo de muito diferente e indescritível e ainda por cima com o privilégio de ter sempre os espaços lotados. Numa frase apenas como caracterizaria este disco de estreia? O nosso álbum de estreia “Segredos do mar” resulta de um trabalho colectivo, culminando em sons que evocam cores e aromas de terra e mar, numa viagem empírica por paragens e gentes distantes mas que se sentem aqui tão perto. 

PR - Este trabalho conta com a participação especial de alguns artistas convidados que aqui emprestam o seu talento, tornando Citânia um projecto aberto, como é o caso de Vitorino, Luís Filipe Sarmento, Natália Casanova, Ana Laíns, Paulo Ramos e das vozes gregas de Andriana Babali e Maria Zogopoulou. A que se ficou a dever a escolha destes artistas? 

João Lopes - Precisamente ao enriquecimento dado. Pelo contributo dos nossos convidados com o seu tão grande talento, com os quais quisemos compartilhar este nosso trabalho. Existe uma imensidão de pessoas que amam a arte e que nós admiramos imenso. Eles estão lá personalizados, e esta é a forma mais práctica de expressar isso mesmo. Aqui e pelo resto do mundo, como embaixadores que somos da nossa cultura e das nossas tradições, este é o nosso convite à vida e à música feita em Portugal por Portugueses. 

PR - Que sensações esperam que as pessoas retirem da audição deste disco? 

João Lopes - Metáforas, quer musicais ou literárias, será sempre uma interpretação subjectiva, mas a sensação é boa. É bom perceber que a nossa música tem a capacidade de gerar sentimentos e emoções. A nossa música parece transmitir um certo conforto e bem-estar às pessoas que nos ouvem, o que nos deixa muito satisfeitos. 

PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo dos Citânia? 

João Lopes - É precoce falar do futuro! Dedicação, emoção, paixão e trabalho, é uma constante nas essências que compõem os Citânia. Num futuro próximo apenas podemos dizer que o Japão, Espanha, Holanda, França, Suiça e Grécia querem distribuir o nosso disco, bem como agendar concertos. Aqui no nosso lindo Portugal, vamos continuar a fazer os nossos show cases nas Fnacs e eventos, participar em mais programas televisivos e rádio em directo. Estamos também a organizar a nossa agenda, em breve faremos uma visita ao Norte do país para alguns show cases, concertos e TV no âmbito da promoção deste trabalho. A nossa vontade é levar os Citânia ao mundo e propagar este simbiose de emoção pelas pessoas que nos vêem e ouvem.

VÍDEOCLIP | "Arder" - O Quarto Fantasma

"Arder" é este o single/vídeoclip de apresentação do primeiro longa duração do projeto O Quarto Fantasma.

AR DE ROCK | Lisboa


Os Ar de Rock são mais do que um super-grupo, são uma autêntica festa do melhor espírito da música portuguesa, capaz de produzir canções que definem gerações, que unem as décadas e que se transformam em hinos. 

Os Ar de Rock preparam-se agora para uma apresentação no Coliseu de Lisboa depois de um bem sucedido álbum e dvd de estreia que mostraram toda a energia que conseguem produzir em cima de um palco. 

Liderados pelo músico Fernando Cunha, que fez carreira em grupos como os Delfins ou Resistência, os Ar de Rock pisam agora um dos mais importantes palcos da música portuguesa para um espectáculo que pretende apresentar o seu mais recente álbum. 

Será um concerto recheado de surpresas, com vários convidados que representam o melhor do nosso pop-rock. Se pertence à geração do "Chico Fininho" ou do "Sete Mares" ou até do "Paixão", então já sabe que tem que marcar presença: Ar de Rock ao vivo no Coliseu, um espectáculo eléctrico e imperdível.

26 de Novembro - Coliseu dos Recreios, Lisboa (22.00h)

www.facebook.com/arderock 

A NOVA MÚSICA NACIONAL EM CONCERTO

CARTAZ | Concerto

25/09/2011

:PAPERCUTZ | "Disintegration"


Os :papercutz antecipam o lançamento do segundo álbum de originais, produzido em Nova Iorque em conjunto com  Chris Coady  (Beach House, Yeah Yeah Yeahs, TV On The Radio), que se encontra em fase de finalização, com a sua interpretação do tema "Disintegration", do album seminal dos The Cure com o mesmo nome. 

O lançamento desta nova música surge a convite da publicação inglesa de música electrónica, "Future Sequence", a propósito da compilação "Sequence 1" que celebra o primeiro aniversário desta publicação.

Esta versão deixa antever a sonoridade pop sombria que caracteriza o novo álbum e fará parte das actuações ao vivo de apresentação do novo trabalho da banda.

RITA BRAGA | Coimbra


Rita Braga explora um universo musical distinto que vai de Mozart a Bollywood, passando pelo folk sérvio, polaco e russo, canções de cowboys, jazz e novelty songs dos anos 20. 

"CherriesThat Went To The Police" reúne um repertório de canções antigas interpretadas em português, inglês, russo e grego, quase sempre acompanhadas pelo ukulele. 

O trabalho de estreia conta com participações da Chris Carlone Orchestra, Nik Phelps, Jef Hogan-Buffa, entre outros.

02 de Outubro - Fnac Coimbra, 17.00h 

www.myspace.com/superbraguita

VÍDEOCLIP | "Fogo" - João Só

"Fogo", é esta a primeira amostra para o novíssimo trabalho de João Só - "Ela Só". Com saida prevista para o próximo dia 10 de Outubro, João Só vem acompanhado mais uma vez pelos Abandonados, e explora territórios mais próximos do universo indie, sem nunca desistir da canção como o elemento central da sua música.

KASTRUS RIVER KLUB | Agenda

24/09/2011

DOISMILEOITO | "Pés Frios"


O agora quarteto Doismileoito prepara a edição de "Pés Frios", o 3º álbum da banda. O disco com produção de Nuno Rafael tem edição agendada para o dia 16 de Outubro.

Segundo a banda, "o álbum surge de uma vontade de fazer canções mais fluídas, diretas e divertidas de tocar."

JOÃO SÓ | "Ela Só"


No próximo dia 10 de Outubro chega às lojas o novo trabalho de João Só - "Ela Só". Segundo o músico "Ela Só" é um disco sem espinhas. Foi gravado praticamente ao vivo e tem convidados de luxo. É um disco à antiga e o nome diz tudo.Tem miúdas, guitarras e canções autobiográficas."

REALEJO | "Ruja Ruja Quem Quiser Que Fuja!"


Catorze anos após a edição de “Cenários”, o Realejo edita o seu terceiro disco intitulado “Ruja Ruja Quem Quiser Que Fuja!” (Vachier & Associados, 2011).

O Grupo Realejo foi criado por Fernando Meireles em 1990. É constituído por Fernando Meireles (sanfonas, bandolim), Amadeu Magalhães (gaita de foles, flautas, concertina, bandolim e cavaquinho), Fernando Araújo (baixo), Miguel Veras (guitarra), Jorge Queijo (percussão) e Catarina Moura (voz). 

O Realejo dedica-se à criação e interpretação de música das tradições europeias (a partir da Idade Média), com especial incidência na música para sanfona, instrumento que havia desaparecido completamente em Portugal durante o século XIX. 

As sanfonas, concertina, bandolins, cavaquinhos, viola e viola braguesa tocadas pelos Realejo foram construídas por Fernando Meireles. As sanfonas foram feitas a partir de figuras de presépios portugueses dos séculos XVII e XVIII. 

www.realejo.web.pt

FERNANDO ALVIM | "Fados & Canções do Alvim"


É já no próximo dia 26 de Setembro que é apresentado o disco de inéditos composto por Fernando Alvim, reputado mestre da viola. O músico convidou uma série de figuras para o álbum "Fados & Canções do Alvim".

"Fados & Canções do Alvim” traduzem a extraordinária capacidade de composição de Fernando Alvim e a sua enorme versatilidade musical. Este trabalho é composto por um disco de fados e outro de canções para os quais Fernando Alvim convidou inúmeros intérpretes, poetas e instrumentistas.

Para cada intérprete, Fernando Alvim compôs um fado ou uma canção procurando que os fadistas e cantores se identificassem com as músicas e se sentissem bem a interpretá-las.

Carlos do Carmo, Ana Moura, Camané, Rui Veloso, Cristina Branco, Marco Rodrigues, António Zambujo, Ana Sofia Varela, entre outros, são alguns dos nomes que participam no disco de Fernando Alvim. Músico conceituado não só dentro do meio do fado, o Mestre Alvim apresenta assim uma série de 18 Fados e 17 Canções, reunidas num só disco.

O jornal Expresso associa-se ao lançamento do disco e a partir de hoje disponibiliz, para download legal e gratuito, a música "Cedo", com a interpretação de Cristina Branco.

23/09/2011

RITA BRAGA | Discurso Direto


Chega às lojas no próximo dia 26 de Setembro o primeiro longa duração de Rita Braga - “Cherries That Went To The Police”, "um batido de frutas a viajar no espaço-tempo". O Portugal Rebelde esteve à conversa com Rita Braga, que em "Discurso Direto" fala desta "aventura" partilhada com o ukulele.

Portugal Rebelde - Depois da edição dos EP´s “Valsa Sangrenta”, “Mee Me Tonight In Dreamland” e “Her Home Recording vol.3”, este é o disco que a Rita Braga sempre “sonhou” fazer?

Rita Braga - Diria que este é o disco que me fazia sentido agora. Os EP’s foram gravados com poucos meios... este album passou por um processo muito diferente e mais longo, ao qual fui juntando músicos convidados e fazendo várias escolhas. E a produção artística do Bernardo Devlin marcou o resultado final, há várias ideias no disco que partiram dele. Quis dar espaço a quem participou porque confio em quem convidei e também fui sendo surpreendida pela positiva com algumas direções que não esperava.

PR - Ao longo dos últimos anos, tem explorado um universo musical distinto que vai de Mozart a Bollywood, passando pelo folk sérvio, polaco e russo, canções de cowboys e jazz. É este o universo musical que podemos encontrar neste disco de estreia?

Rita Braga - Sim. Nem todos os temas que já toquei ao vivo entraram no disco, mas vai do folk da europa de leste e português (“A Lira”) a canções de cowboys ou jazz dos anos 20 e temas de filmes (Otto Preminguer e David Lynch).  

PR - ”Under The Moon” foi o single de apresentação deste disco. É este o tema que melhor define o espírito do álbum?

Rita Braga - Penso que é uma boa introdução ao disco apesar de ter temas muito diversos. É uma canção escrita em 1927, algures perdida no tempo mas ainda hoje soa como um “hit” instantaneo, e fui muito bem acompanhada pelo Nik Phelps e pelo Hernani Faustino no clarinte e contrabaixo. E o vídeo realizado pelo Paulo Abreu para esta música ajudou a escolhê-la para single.

PR - Numa frase apenas como caracterizaria este “Cherries That Went To The Police”?

 Rita Braga - É um batido de frutas a viajar no espaço-tempo.

PR - “Cherries That Went To The Police” conta com a participação especial de músicos reconhecidos nacional e internacional: Chris Carlone, Nik Phelps, Rui Dâmaso, Jef Hogan-Buffa e Bernardo Devlin ente outros. Quer falar-nos um pouco do contributo destes convidados para o resultado final deste disco?

Rita Braga - Gosto da música de todos os convidados e são todos diferentes e todos deram uma contribuição especial. O Bernardo Devlin produziu o disco, logo muito do trabalho no disco foi dele. O Chris Carlone é o meu parceiro musical de há alguns anos com quem me identifico muito a nível criativo, formámos aliás uma dupla chamada “Chips and Salsa” e ocasionalmente toco com a banda dele Borts Minorts. O Nik é o melhor músico que podia ter arranjado para o “Under The Moon” e o “You’re The Cream In My Coffee”, conhece muito bem a música popular americana dos anos 20 e qualquer tema que eu toque ele acompanha com imensa fluidez, aliás inspira-se nesse período para as bandas sonoras que compõe para cinema de animação. A Yvettte toca guitarra slide com uma sensibilidade muito própria, o Rui deu uma volta interessante à música grega com baixo electrico e pedal de efeitos, dado que não há acordes ele fez uma coisa quase percussiva... fiquei satisfeita com todas as prestações, do Hernani e do Jef e do Ignatz no contrabaixo também todos diferentes. 

Portugal Rebelde - O “ukulele”, continua a ser um instrumento fetiche para si?

Rita Braga - É o instrumento pelo qual me faço acompanhar mais, gosto muito da sonoridade e afeiçoei-me a ele. Para além de ser o mais prático que podia ter arranjado para viajar em tour. Mas também gosto de me fazer acompanhar por guitarra e teclados, ou mesmo só bases pré gravadas que uso às vezes nos concertos, o que fica é a voz.

PR - Para terminar, que expectativas tem à aceitação do público deste seu primeiro longa duração?

PR - Penso que tenho tido bom feedback das pessoas que já ouviram aqui e em tour (voltei há poucos dias de uma tour europeia em que apresentei o disco em França, Alemanha e Espanha). Acho que o tipo de música que faço é transversal a muitos géneros e audiências, é diferente de muita coisa que se faz mas ao mesmo tempo tem um lado “pop” no sentido intemporal, são boas canções que ficam no ouvido. Nunca se pode agradar a toda a gente, mas gostei de o fazer espero que haja pessoas a gostar de o ouvir.

THE GIFT | Rock In Rio

 
Os The Gift actuam hoje no Rock in Rio o concerto vai ser transmitido em directo para o Brasil pela Multishow e para o resto do Mundo através do canal de YouTube do Festival, em live streaming, a partir das 22.00h (hora de Portugal).
 

OLD JERUSALEM | Tour Fnac


Agenda:

23 de de Setembro - Fnac GaiaShopping, 22.00h

25 de Setembro - Fnac LeiriaShopping, 17.00h

09 de Outubro -  Fnac Chiado, 17.00h

22 de Outubro - Fnac Coimbra, 22.00h

29 de Outubro - Fnac NorteShopping, 17.00h

29 de Outubro - Fnac MarShopping, 22.00h

30 de Outubro - Fnac Santa Catarina, 17.00h

OLUDO | "Almirante"

CARTAZ | Concerto

22/09/2011

VÍDEOCLIP | "(Daylight) Don't Come Too Soon"

"(Daylight) Don't Come Too Soon", este o single/vídeoclip de apresentação do EP "Don't Come Too Soon" dos Soapbox.

BLACK LEATHER | Novos Sons


Black Leather, projecto homónimo de Phil Sick foi germinado em finais de 2009 e veio a nascer verdadeiramente em função de um convite por parte do colectivo "Fade In" para, em 2010, incorporar o conjunto de refinadas sessões no seu décimo aniversário. 

Desde então, o projecto tomou uma estrutura mais regular sendo protagonista de várias apresentações ao vivo destacando-se entre as quais a presença no Festival Optimus Alive 2011 e Festival RocksPot 2010.

O EP "S.T.R.A.I.G.H.T"  está disponível para download gratuito e legal, AQUI.

SKYPHO | "Same Old Sin"


"Same Old Sin", é este o título do disco de estreia dos Skypho. O álbum tem edição agendada para  o próximo dia 15 de Outubro. O concerto deapresentação do álbum será em Albergaria-a-Velha,  terra natal da banda.

Alinhamento de "Same Old Sin":

01. S.D.S.


02. Sleeping in the monster's bed

03. A última caminhada

04. My insomnia

05. Your love, my cage, my prison, my rage

06. Spirit

07. Nowhere neverland

08. Demons' party

09. Darkness of the soul

10. My last words

11. Re_nasce

12. Jungle syndrome

13. White bird

MÃO MORTA | Tour Peluxe In Motion

OS TORNADOS | Musicbox

21/09/2011

MUNDO COMPLEXO | "10 Anos 10 Manos"


"Hoje todos sabemos que o mundo é bem mais complexo do que parecia há 10 anos, quando Ridículo, Tony, Tranquilo e Kwan resolveram dar a sua achega para compreendermos o intrincado puzzle em que vivemos.

Em 10 anos, o mundo mudou e tornou-se mais instável e difícil de compreender mas os Mundo Complexo parecem  ter ganho uma força que muito poucos projectos de hip hop em Portugal conseguiram nos quase 20 anos de cena portuguesa. 

“10 Anos 10 Manos” é a prova disso mesmo. No novo disco, a súmula de uma década de trabalho e reflexão sobre a realidade social e o hip hop enquanto género, os Mundo Complexo pedem a 10 amigos de sempre que os reinventem à luz das suas próprias convicções. 

O terceiro disco dos Mundo Complexo é um disco de remisturas porque, mais do que nunca, hoje é preciso ter uma visão global e plural – da realidade mas também do hip hop.

Sam The Kid, Da Weasel, New Max (Expensive Soul), Mundo (Dealema), D-Mars (Micro, Rocky Marsiano), Dj Nelassassin (Micro), Sagaz (Micro), Familia Fazuma, D Pendent (ex Manifestos) e Duvall escolheram temas dos Mundo Complexo e deram-lhes nova vida, convocando influências de reggae, dancehall,  funk, soul, rock, electrónica experimental e diferentes disciplinas da ciência rítmica, incluindo drum’n’bass ou dubstep. 

O resultado é um disco estimulante e original, complexo pela sua diversidade mas simples e puro nas suas intenções – celebrar uma década de actividade dos Mundo Complexo mas ao mesmo tempo mostrar como o hip hop não é uma fórmula rígida e cristalizada, antes uma linguagem que sabe reinterpretar-se a si mesma. Dez anos depois o Mundo está mais Complexo mas os Mundo Complexo estão mais fortes do que nunca!"

O álbum "10 Anos 10 Manos" está disponível para download gtatuito e legal, AQUI.

VÍDEOCLIP | "Amor Num Mundo Normal"

"Amor Num Mundo Normal", é este o primeiro avanço do disco de estreia de Miguel Gizzas - "Tempo Ganho". 

Autor, compositor e intérprete, Miguel Gizzas dá voz ao seu próprio disco. Tempo que conquistou enquanto esperava por alguém, nos seus momentos de lazer, num aeroporto, ou numa estação de comboios. 

Nestes tempos, que poderiam facilmente ser perdidos, Miguel puxava do pequeno caderno de bolso e escrevia os rascunhos que deram agora origem ao seu primeiro trabalho. 


LULA PENA | Tour Troubadour


Agenda:

24 de Setembro - Thessaloniki, Grecia

01 de Outubro - Festival de Expressões Ibéricas, Alcochete

06 de Outubro - Teatro José Lúcio da Silva, Leiria (c/ B Fachada)

13 de Outubro - Teatro Virginia, Torres Novas (c/ B Fachada)

15 de Outubro - Teatro-Cine de Torres Vedras, Torres Vedras (c/ B Fachada)

20 de Outubro - Teatro Gil Vicente, Coimbra (c/ B Fachada)

21 de Outubro - Subscuta, Barcelos

28 de Outubro - Festival Materiais Diversos, Alcanena 

11 de Novembro - Cueva de Los Verdes, Lanzarote (Espanha)

12 de Novembro - Auditorio de Tenerife, Santa Cruz de Tenerife (Espanha)

16 de Novembro - Sala Apolo, Barcelona (Espanha)

23 de Novembro - Sala Clamores, Madrid (Espanha) 

www.myspace.com/lulapena

LA DOLCE SESSIONS | Lisboa

20/09/2011

JORGE PALMA | "Com Todo o Respeito"


"Com Todo o Respeito" é o nome do próximo álbum de Jorge Palma, a editar a 24 de Outubro e que será apresentado em Lisboa ao vivo poucos dias depois.

Quatro anos depois de ter lançado «Voo Nocturno», Jorge Palma voltou a juntar os músicos Demitidos, a banda que o acompanha, para gravar as canções novas, entre elas duas com letras de Carlos Tê e José Luís Peixoto.

No disco participam ainda a cantora Cristina Branco, com quem Jorge Palma tinha já trabalhado, o guitarrista Flak (Rádio Macau), que assina a produção de "Com Todo o Respeito", além dos contrabaixistas Carlos Barreto e Carlos Bica, e Bruno Vasconcelos.

O primeiro single retirado do novo álbum, "Página em Branco", é disponibilizado hoje, a partir das 12.00h, na página oficial de Jorge Palma no Facebook.

O concerto de apresentação está marcado para 27 de Outubro no espaço TMN Ao Vivo, em Lisboa.

THE GIFT


Foi com alegria e satisfação que os The Gift receberam a noticia da nomeação para o prémio MTV Best Portuguese Act exactamente uma semana antes do lançamento do seu mais recente "Explode" nos mercados dos Estados Unidos, Canada e Brasil.

A banda está de partida para o Rio de Janeiro onde irá partilhar o palco Sunset no primeiro dia do Festival RiR (23 de Setembro) com a banda dinamarquesa "The Asteroids Galaxy Tour". 

Duas semanas depois, The Gift iniciam a sua primeira digressão americana de promoção a este Explode com espectáculos em : 

07 de Outubro - Los Angeles, CA (Echoplex)
 
11 de Outubro - Chicago, IL (Double Door)

12 de Outubro - Toronto, ON (Lee’s Palace)

14 de Outubro - New York City, NY (Le Poisson Rouge)

16 de Outubro - Cambridge, MA (TT The Bear’s Place)

www.thegift.pt

CARLA PIRES | "Rota das Paixões"


A Ocarina edita durante este mês o segundo álbum a solo de Carla Pires - "Rota das Paixões". Em Fevereiro de 2012, será lançado em França pela Harmonia Mundi que fará a sua distribuição mundial. 

O primeiro trabalho, "Ilha do Meu Fado" (Ocarina 2005), foi cartão de visita da artista em muitos concertos mundo fora. 

Amadurecida pela experiência internacional, Carla Pires pôs neste trabalho a sua alma, a sua criatividade e a sua magnífica voz sem esquecer a sublime interpretação que percorre todo o disco.

São 12 originais com poemas de Paulo Abreu Lima, Tiago Torres da Silva, Florbela Espanca e Carla Pires. A música é da responsabilidade de António Neto, Carla Pires, Pedro Pinhal, Paulo Paz, José Manuel David e José Manuel Coelho ("Canção do Vento e da Terra" - tema escrito para Carla Pires, 1º Prémio do Festival de Salónica 1996).

A produção musical foi de António Neto (guitarra clássica) que teve como companheiros de aventura Luis Guerreiro na guitarra portuguesa e Vasco Sousa no baixo e contrabaixo. Participaram ainda, Enzo Daversa, acordeão e piano, Ceciliu Isfan, viola de arco e violino e Manu Teixeira, percussões.

www.myspace.com/carlapires

YOLANDA SOARES | Lamego


A tournée intitulada "7 Metamorphosisrelativa ao último álbum da cantora Yolanda Soares, vai ter a derradeira transformação em  Lamego.

Considerada a Florença de Portugal, Lamego é a capital cultural da mais antiga região vitícola demarcada em todo o mundo - O Douro Vinhanteiro.

É aqui que a voz inconfundível e única de Yolanda Soares vai soar com Fado e uma transformação inesperada que dará lugar ao contemporâneo. Ao Rock sinfónico e até ao canto lírico.

Uma voz que se desdobra e surpreende a cada instante com temas emblemáticos e fortes do seu primeiro álbum “Fado em Concerto” como por exemplo: “Maria Madalena” , “Lágrima” e “Zanguei-me com o meu amor”, e do seu segundo e inesperado álbum “Metamorphosis” que rompeu com qualquer tentativa de a catalogar como fadista.

Para este espetáculo Yolanda Soares convidou o coro juvenil da Academia de Música de Lamego que irá participar num dos temas do álbum "Metamorphosis".


Neste último espetáculo da tourné 7 Metamorphosis Yolanda Soares pretende celebrar com espumante da região e com os fãs que por lá aparecerem e levarem com eles o Freepass VIP  que dará acesso ao local onde Yolanda e sua banda irão celebrar.

22 de Outubro - Teatro Ribeiro Conceição, Lamego (21.30h)

www.yolandasoares.com

MATILHA | "Andar Perdido é uma Conversa"

CARTAZ | Concerto

19/09/2011

DOURO JAZZ 2011


A edição de 2011 do Festival Internacional Douro Jazz conta com músicos de seis países (Áustria, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia e Portugal) que passarão pelos palcos de quatro cidades: Vila Real, Lamego, Bragança e Chaves. 

De 22 de Setembro a 15 de Outubro serão realizados 43 concertos e arruadas (incluindo a iniciativa O Douro Jazz Nas Escolas), para além de outros eventos paralelos, como o lançamento do vinho Douro Jazz, colheita de 2010, workshops, exposições e uma feira de objectos culturais da região duriense. 

As arruadas, nos centros históricos das cidades envolvidas, incidirão no género dixieland e serão protagonizadas pela Douro Jazz Marching Band.

A exemplo de outros anos, o grande destaque desta edição vai para o concerto de encerramento, que reúne a cantora Maria João e a Orquestra Jazz de Matosinhos. Oportunidade rara para ver ao vivo uma das maiores cantoras portuguesas com a melhor orquestra jazz do país.

As propostas nacionais incluem ainda actuações do trio TGB (um dos projectos mais interessantes do nosso panorama, que reúne músicos de topo como Mário Delgado, Alexandre Frazão e Lars Arens) e da cantora Melissa Oliveira, que convida o trompetista norte-americano Jason Palmer e o pianista e vibrafonista russo Alexei Tsiganov.

+ Info: 

www.dourojazz.com

AUREA EM CONCERTO


Passaram quase 12 meses após o lançamento do álbum de estreia de Aurea, editado a 27 de Setembro 2010. Desde então, o primeiro trabalho da cantora natural de Santiago de Cacém está há 40 semanas consecutivas no Top Nacional de Vendas (Artistas), 35 das quais em Top 5, tendo permanecido 8 semanas seguidas no 1.º lugar. Neste percurso, o álbum homónimo de Aurea atingiu a marca de Dupla Platina. 

Pelo meio ficam vários showcases nas FNAC, concertos de apresentação, um dueto do tema "Love me Tender" com Elvis Presley (aprovado pela família do mesmo e incluído no álbum "Viva Elvis", editado no final de 2010), um S. Jorge esgotado e uma digressão nacional que percorrerá várias cidades e que se prolongará até ao final do ano.  

No passado mês de Maio, o talento de Aurea foi reconhecido na gala Globos de Ouro, onde lhe foi atribuído um galardão na categoria de "Melhor Intérprete Individual". Nesta entrega de prémios, Aurea recebeu três nomeações, feito inédito para um artista nacional.

Para terminar com chave de ouro este ano ininterrupto de emoções, conquistas e muito trabalho, Aurea levará o seu espectáculo tão especial ao palco dos Coliseus, com algumas novidades. 
No dia 28 de Outubro, Aurea actuará no Coliseu Micaelense, em S. Miguel (Ponta Delgada, Açores), rumando ao Coliseu do Porto no dia 11 de Novembro, para terminar a 18 do mesmo mês no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

/>